Como abrir o próprio negócio foi tema de palestra voltada para alunos de Publicidade e Propaganda

19/10/2017 - 13:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, na manhã desta quarta-feira (18), de uma palestra sobre como formalizar uma empresa. O assunto foi abordado pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Instituição, Lucélia Tashima.

Durante a conversa com os acadêmicos no laboratório de informática do bloco B,  Lucélia descreveu os aspectos formais da construção de uma empresa e expôs a legislação pertinente. Ela abordou também os caminhos que podem ser tomados para que o profissional recém-formado abra o próprio negócio como o microempreendedor individual (MEI) ou o empresário individual.

“No caso do MEI, a pessoa não pode ter participação em outra empresa, não é permitido sócios, deve ter no máximo um funcionário contratado e uma receita bruta anual de R$ 60 mil. Já no caso do empreendedor individual, apesar dele também ser um profissional que trabalha por conta própria, se diferencia do MEI em relação à restrição de atividades, ao faturamento anual e ao número de obrigações acessórias. Nesse caso pode até ser considerado uma empresa de pequeno porte”, esclareceu Lucélia.

A especialista também pontuou que a escolha entre uma opção ou outra deve ser feita de acordo com o perfil e atividade a ser desenvolvida pelo empreendedor, mas o importante é atuar de forma legal. “Tudo está relacionado à empresa. Todos querem abrir uma ou prestar serviços a uma, por isso o ponto de partida dessa e de qualquer tipo de atividade é formalização empresarial”, comentou a professora.

Além disso, Lucélia ainda passou algumas dicas sobre economia e a movimentação do patrimônio da futura empresa. Explicou sobre os órgãos mais procurados para formalizar um negócio, os documentos necessários para isso e os sites em que os alunos podem procurar outras informações.   

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.