Cinco produtos agroindustriais de agronomia da UCDB serão apresentados para acadêmicos da UFMS

23/06/2016 - 11:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Cinco produtos agroindustriais desenvolvidos por acadêmicos de Agronomia da UCDB — ‘cerveja artesanal’, ‘salame’, ‘massa de mandioca’, ‘leite sem lactose’ e ‘rapadura de leite tradicional’ — foram selecionados e serão apresentados em julho para acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os escolhidos estavam entre 17 projetos realizados e apresentados na terça-feira (21), pelos alunos, na disciplina de tecnologia de alimentos.

Divididos em grupos, os estudantes tiveram de analisar o mercado, avaliar a matéria-prima, inovar a produção, comercializar e gerenciar uma agroindústria fictícia. “O objetivo com essa metodologia é que eles foram em busca de informação, que é a parte mais valorizada hoje em dia no profissional. Dominando essa técnica, os futuros profissionais podem ser assessores, supervisionar projetos, até mesmo ajudar o pessoal no meio rural dando ideias de valorização que possam usar”, explica a professora Dra. Marney Pascoli Cereda.

Os trabalhos, desenvolvidos no decorrer do semestre, foram avaliados desde a escolha do produto até a aceitação do consumidor. A professora doutora em engenharia de produção da UFMS, Patrícia Campeão, participou da banca julgadora e escolheu os cinco melhores. “O agrônomo tem de se concentrar mais no plantio e na matéria-prima, mas não adianta tê-la e não conseguir agregar valor para comercializar. Esse é o desafio”, enfatiza.

Doce de Leite sem lactose, de abóbora, de banana, queijo provolone, hidromel, geléia de mocoto, picles, bebida láctea, linguiça, mel com pimenta, polpa de maracujá e embutidos de ovinos também estavam entre os produtos desenvolvidos pelos acadêmicos.

Os acadêmicos Gabriela Santana e Wiliam Longato, do 9º semestre de Agronomia, contam que visitaram uma indústria de doce de leite para conhecer o trabalho e analisar os gargalos da produção, para então desenvolvolverem a rapadurinha de leite tradicional. “O profissional de agronomia tem de pensar desde o campo até a comercialização do produto. Com esse trabalho pude conhecer mais sobre a minha área e pretendo focar nesse ramo da agronomia”, destaca a acadêmica.

Longato destaca que sempre há uma maneira para inovar os produtos, fazendo diferente do que já existe, como deixa-lo mais saudável para o consumo. “O profissional vai verificar como o produto é colhido, beneficiado e entregue ao cliente, pois devemos procurar a satisfação do consumidor. E assim, ajudar com tecnologia a cadeia produtiva a crescer”, completa.