Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas segue hoje na Católica

29/09/2015 - 7:00 - Graduação

Fonte: Mylena Ensinas / Andressa Moreira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O V Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas tem continuidade hoje (29) na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento acontece nos períodos matutino e noturno, no Anfiteatro do bloco A.

A programação início com a palestra do Dr. Artur Campos Dália Maia que vai apresentar o tema “Ecologia comportamental de insetos – Besouros”. Em sequência, abordando a temática “Entomologia Forense”, o Me. Wedney Rodolpho irá realizar sua palestra.

No período noturno, o Dr. Thomaz Liparelli vai palestrar sobre “Licenciamento e Monitoramento Ambiental”. Encerrando o dia, os acadêmicos irão acompanhar a palestra do Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, com o tema “Imunobiologia voltada ao desenvolvimento de vacinas para controle de epidemias”.

Atividades de abertura

Na abertura do evento ontem, o grupo Aves do Pantanal realizou se apresentou expondo toda sua diversidade musical, embalando os acadêmicos em um clima de tranquilidade. A primeira palestra realizada foi a do professor Dr. Marco Naka, que abordou o tema “Biomimetismo”.

“Biomimetismo nada mais é do que olhar para a natureza e tentar repetir de forma semelhante para o nosso cotidiano. Como, por exemplo, asas de avião, esportes de alto desempenho, lentes de contato”, destacou o professor.

Noite

Na sequência do primeiro dia do Ciclo, a primeira palestra da noite ficou por conta do Dr. Adriano Afonso Spielmann, que desenvolve atividades de investigação em liquens da Antártica, tendo participado de várias Expedições Antárticas Brasileiras. Adriano palestrou o tema “Todos somos liquens. Mas afinal, o que são liquens?”. Durante sua palestra, comentou o quanto o tema pode ser interessante para quem se interessar pela área. “Quem gosta de ficção científica vai adorar estudar sobre esse assunto, pois aqui a realidade é muito mais interessante do que a própria ficção”, disse ele.

O tema da última palestra da noite, “Biorremediação”, foi palestrada pela Dra. Josimara Nolasco Rondon, docente da UCDB, que falou sobre o tema que é bem polêmico e atual e que deve ser estudado e debatido sempre. “Nós lemos assuntos que não são tão agradáveis. É uma situação inerente aos nossos dias, então tentamos formar discípulo que continuem estudando esses assuntos”, comentou a docente.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3312-3468.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica