Agronomia e Serviço Social se unem em projeto para estruturar a cadeia produtiva do barbatimão em MS

14/09/2017 - 13:00 - Graduação

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Desenvolvimento tecnológico para a estruturação da cadeia produtiva do barbatimão em Mato Grosso do Sul” é tema de novo projeto de acadêmicos dos cursos de Agronomia e Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), desenvolvido pela supervisão da médica ginecologista Anna Mattos — proprietária de uma empresa incubada na Católica por meio da Agência de Inovação S-Inova, que desenvolve cosméticos a base da planta.

Dra. Ana Matos verificou que o barbatimão poderia ter uma ação efetiva no tratamento ginecológico, e então, desenvolveu e patenteou uma linha de cosméticos e produtos de higiene pessoal a base do barbatimão a partir do estudo da planta. No projeto, os acadêmicos de Agronomia trabalham com a viabilidade da exploração sustentável do barbatimão e os de Serviço Social identificam e acompanham os impactos sociais do projeto.

Professores e acadêmicos de ambos os cursos visitaram a Associação de Mulheres do Assentamento Monjolinho, no município de Anastácio (MS) para conhecer a produção da planta. No local, acompanharam a extração dos exemplares, para que então possam se aprofundar no assunto e desenvolver o trabalho com êxito.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.