Acadêmicos participam do IV Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas

02/09/2014 - 8:00 - Graduação

Fonte: Renata Prieto

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) iniciou, ontem, o “IV Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas”. As atividades foram realizadas no Anfiteatro Dom Aquino Bloco B, nos períodos matutino e noturno, e seguem até sexta-feira, inclusive com uma campanha de doação de sangue. A organização é dos acadêmicos do 8º semestre e da coordenação do curso.

Na programação de hoje estão previstas palestras com Douglas de Araujo, sobre “Cromossomos: como e para que consegui-los?”, a partir das 8h, e com Lúcio André Viana Dias, sobre “Diversidade de protozoários do Filo Apicomplexa em animais silvestres”, às 9h40. No período noturno, os palestrantes serão Júlio César Sant'Ana Silva, que abordará a “Atuação do biólogo no Hemocentro”e Eduardo Pereira Romero, sobre “O caso hidrovia Paraguai-Paraná: Questões ambientais para o bioma Pantanal”.

 

Abertura

O evento teve início com o coordenador, professor Kwok Chiu Cheung, que deu as boas vindas aos acadêmicos e os motivou a participar das atividades programadas. O objetivo do evento é fazer com que o acadêmico compreenda a importância da Biologia e campos em que pode atuar.

A palestra inicial foi com a Dra. Juliana Andrea de Oliveira Georges (UCDB), com a temática “Células Tronco: Avanço na medicina regenerativa”. “Normalmente, os acadêmicos que fazem Biologia não têm conhecimento de todas as áreas abrangidas. Um dos novos campos é a Biotecnologia inovadora, dentro da terapia celular, as células tronco. O biólogo pode trabalhar em áreas como Genética, Imunologia, Biologia, Biologia Celular, Toxicologia, Microbiologia, entre outros. É uma área que não necessariamente precisa estar trabalhando com células tronco, pode trabalhar em comprovação, teste de drogas, reparação de tecidos, tratamento de doenças”, explicou.

A acadêmica Thais Barbosa de Souza, do 6º semestre, destacou: “Acho que e importante e interessante tanto para o que organiza como para o que assiste, se tem contato com pesquisadores  conhecendo a abordagem e novas linhas de pesquisa na Biologia”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3468 ou pelo site http://4ciclodepalestrasbio.wix.com/ivciclodepalestras.