Acadêmicos de Tads participam de palestra sobre inteligência artificial e chatbot

23/02/2018 - 9:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Tendência quando o assunto é atendimento online, o chatbot — tecnologia capaz de responder perguntas dos clientes, em tempo real como se fosse uma pessoa, foi o tema central de uma palestra voltada para acadêmicos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema (Tads)  da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na noite desta quinta-feira (22).

Para falar sobre o assunto, o professor da disciplina “Introdução a computação”, Carlos Yamakawa, convidou o desenvolvedor de softwares que atua na empresa Before, em Campo Grande, Igor Uehara. “Como esta tecnologia está sendo usada por grandes empresas para diminuir o custo com o pessoal e ainda oferecer atendimento online 24h, achamos importante apresenta-la para os alunos e, para isso, ninguém melhor do que o Igor que trabalha na área e já venceu vários campeonatos e maratonas de programação. Além de aprenderem, a gente espera que os acadêmicos se inspirem e saibam que também podem chegar lá”, pontuou Carlos.

Durante a palestra, Igor expôs as exigências do mercado para esta área e ao falar a respeito dos softwares que utilizam o chatbot mencionou também os sistemas de inteligência artificial que estão presentes como é o caso do IBM Watson Conversation. “É um sistema novo, há dois anos e meio não se ouvia falar, e é ele que faz com que a resposta dada ao cliente não seja apenas uma frase pronta. Permite que a máquina acesse as informações presentes no banco de dados, converse e esclareça dúvidas, por exemplo”, explicou.

Igor também mencionou cases de sucesso em que o chatbot e o IBM Watson Conversation foram inseridos em um mesmo software. “Recentemente, há cinco meses mais ou menos, tanto a Google, como a IBM e a Microsoft adotaram o sistema pela eficiência. Além disso, ele tem funcionado muito bem em outras áreas como direito, medicina, recursos humanos e e-comerce. Ao utilizá-lo, a empresa consegue automatizar e customizar essa relação com o cliente”, comentou.

Além da conversa com os acadêmicos de Tads no período noturno, durante a manhã Igor já havia visitado à UCDB para falar sobre o mesmo tema com os alunos de Engenharia de Computação. Para todos os universitários, o desenvolvedor de software deixou claro que é preciso ter força de vontade e correr atrás para se destacar no mercado: "Como trabalhamos com tecnologia, na maioria das vezes, o que há de mais novo não está em livros e há poucos conteúdos disponíveis, por isso é importante estar sempre em busca e recorrer à profissionais mais experientes sempre que tiver oportunidade".

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica