Acadêmicos de Biologia promovem II PECC

11/06/2014 - 7:00 - Graduação

Fonte: Renata Prieto

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

O curso de Biologia (Licenciatura) da Universidade Católica Dom Bosco realiza, desde segunda-feira, o evento II Plantando Educação, Colhendo Ciência (PECC), que segue até quinta-feira, no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro. Toda programação é organizada por alunos do 7º semestre do período noturno.

São palestras ministradas por professores da Universidade Católica Dom Bosco, como Maineide Velasques, Paula Helena Santa Rita, Suelem Regina Patriarcha, Márcio Luis Costa, Maria Aparecida de Souza Perrelli, Daniele Decanine, Neli Porto Soares Betoni e Ricardo Martins Santos, e por convidados de outras instituições, entre eles, Rodrigo Aranda (UFMS), Laura Lima (UFMS), Gisele Bacanelli (Semed), Airton Vinholi (UFMS), Sandro Trinidade Benites (Civitox), Helena Kaplan (OAB/MS) e Alessandra Beker (Semed).

O objetivo das palestras é abordar temas de atualidade, ampliando o olhar do acadêmico para conhecer mais o campo profissional. “Dentro da nossa grade, os acadêmicos têm uma quantidade de horas aulas focadas na organização de eventos. Acho importante a oportunidade que temos de organizar uma semana desse porte e trazer temas que são muito importantes para nossa formação”, afirmou o acadêmico Johny Silva, do 7º semestre.

Participam das atividades acadêmicos de Biologia e também de Farmácia, Engenharias, Agronomia, Enfermagem e de outras instituições, como UFMS e Uniderp.

Abertura

A professora Maineide Velasques abriu a programação, com a palestra “História e filosofia da Biologia”, seguida da apresentação de Fábio Roque (Biota/MS), que abordou “Ciência cidadã construindo uma forma colaborativa de entender o mundo”.

No período da tarde, aconteceram oficinas sobre Análises microbiológicas, Taxidermia, Ecologia de campo, Manejo de répteis, Ferramentas para levantamento florístico, Práticas para ensino de ciências e Minha escola não tem laboratório, e agora?.

No período noturno, o professor Márcio Luis Costa realizou palestra com o tema Ética como prática de cuidado e o médico Sandro Trindade Benites tratou de Acidentes Ofídicos.

Segundo dia

A palestrante Maria Aparecida de Souza Perrelli, da UCDB, abriu os trabalhos da terça-feira, com a temática Neurociência e Educação. “É de grande interesse aos bacharéis e licenciados conhecer a neurobiologia e aplicá-la, entendendo como funciona o processo de aprendizado desde a parte neurológica de estruturas como o cérebro e a relação entre cérebro-mente-aprendizado. É uma ferramenta para ser usada e ter ótimos benefícios no ensino e aprendizagem, potencializando o trabalho”, afirmou.

Em seguida, aconteceu palestra com Helena Kaplan (OAB) sobre Responsabilidades jurídicas e administrativas do profissional biólogo como integrante de equipe multidisciplinar.

A acadêmica Vanessa Lopes Espindola aprovou os primeiros dias de evento e declarou: “São muito interessantes as temáticas. Uma delas foi sobre animais peçonhentos e como agir em caso de ataque, que achei de muita utilidade”, disse.

O evento foi realizado no anfiteatro da biblioteca da UCDB. Hoje, estão programadas palestras sobre Pesquisa ambiental e ecoturismo, com Simone Mamede, e Educação Ambiental e seu olhar além da Biologia, com Suelen Patricarcha, a partir das 8h.

À noite, os temas serão “Práticas para ensino de ciências”, “Estágio Obrigatório — Dificuldades e Aprendizdo” e “Educação Ambiental e suas possibilidades educacionais”.

Mais informações pelo telefone 3312-3468.