Acadêmicos da UCDB competem na 23ª Baja SAE Brasil em São José dos Campos

01/03/2017 - 14:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

divulgação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que integram o projeto Fórmula Baja vão participar, de 9 a 12 de março, da 23ª Competição Nacional Baja SAE Brasil, em São José dos Campos (SP). A equipe Javalis Baja UCDB é composta por 23 estudantes das engenharias (Mecânica, Elétrica e Controle e Automação).

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Fernando Montanare, destaca que a participação dos acadêmicos no projeto auxilia na formação profissional e pessoal: “Além de toda a parte estudada em sala de aula, aprendem a trabalhar em equipe, cumprindo metas e prazos como em uma empresa real”.

A equipe vem trabalhando há um ano e meio no projeto para participar pela primeira vez da competição, desde a concepção do projeto e construção do carro orientados por professores, também é responsável pela administração da equipe, parte técnica e viabilidade econômica do projeto . O carro estará concluído na próxima semana e segue no dia 8 de março para São José dos Campos.

Dentre os desafios do Baja SAE Brasil estão duas avaliações: a estática – que leva em conta o desenvolvimento do projeto e a questão de segurança do piloto; e a dinâmica – que avalia a aceleração do carro, a manobrabilidade, rampa e inclui o enduro – prova de quatro horas enfrentando muita lama. O conjunto de notas vai definir os três primeiros colocados, que ficam automaticamente inscritos para representar o Brasil na etapa mundial, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh (EUA).

Conforme o regulamento, os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Além da Equipe Javalis Baja UCDB, participam da competição outras 87 competidores de todo o Brasil.

Serviço

Desenvolvimento do Projeto: Laboratório Metal Mecânica da UCDB

Endereço: Av. Tamandaré, 6.000, Jardim Seminário – Campo Grande-MS