Acadêmicos da Católica participam de palestra sobre uso de vants

16/04/2015 - 9:00 - Graduação

Fonte: Gabriel Bittar

Jefe Rodolfo apresentou novas tecnologias aos acadêmicos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Possuindo tamanho que impossibilita a tripulação humana, surgem os veículos aéreos não tripulados, os vants. Como poderiam esses objetos almejar uma mudança verdadeira em diferentes áreas do trabalho? Buscando responder a perguntas como essa, aconteceu ontem (15) a palestra que irá abrir o curso “Por Dentro dos Vants”.

Jefe Rodolfo, proprietário da empresa Consis – Consultoria e Sistemas Ltda., foi o palestrante. Segundo ele, a empresa faz indicações para quem se interessa em comprar os aeromodelos, e o intuito foi o de apresentar a tecnologia, sua acessibilidade e seus usos ao público dos cursos de Agronomia, Engenharias e Zootecnia da Católica.

Um conceito tratado no início da palestra, para esclarecimento e melhor compreensão, foi de que o veículo aéreo não tripulado é o mesmo que um drone. Hoje, em linguagem popular, o que se chama de drone acaba por caracterizar apenas os veículos de asa multirotor; veículos de hélice. No entanto, os drones também podem ter asa fixa, como a de um avião. Ambos são vants.

Tratando do funcionamento, dos componentes, da programação e de outros temas sobre os vants, Jefe enfatizou a importância do veículo: “É bom que o aluno conheça a tecnologia, pois um dia irá precisar disso no campo para monitorar fazendas, safras, pasto, etc. A melhor maneira de fazer um monitoramento de fazendas é com um vant. É importante ampliar o horizonte de trabalho do aluno, agregando conhecimento e tratando de tecnologia”, declarou.

O estudante Lucas Carvalho Cardoso, que cursa o 7º semestre de Agronomia na Católica, comentou a respeito das mudanças que a tecnologia pode causar, e também aproveitou para citar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que fiscaliza as propriedades rurais. “Essa é uma tecnologia que está entrando no mercado como uma ferramenta a ser utilizada em várias áreas. Isso é muito importante, pois as ciências agrárias vêm vivenciando várias mudanças que a tecnologia pode melhorar com relação às áreas de produção agrícola. A utilização dos Vants pode maximizar o monitoramento em termos de manejo de praga, incidência de doenças e área”, afirmou.

Lucas ainda comenta a respeito do CAR: “Com o Código Ambiental Rural, as propriedades têm que se adequar ao regulamento de desmatamento das florestas e outras formas de vegetação nativa, e essa tecnologia pode melhorar até mesmo na fiscalização, tendo em vista que mais de 90% das propriedades de Mato Grosso do Sul ainda não se adequaram a isso”.

Alunos que se interessam pelo assunto podem se inscrever no curso de extensão oferecido pela UCDB, que está com matrículas abertas. Serão dois dias de aulas, 16 e 23 de maio, com o objetivo de capacitar os participantes sobre os procedimentos de montagem, configuração e realização de vôos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3354.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna