Acadêmicos da área de saúde participam de atividade interativa com jogos pedagógicos

23/08/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Os acadêmicos do 2º semestre de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem participaram na terça-feira (22), de uma atividade interativa proporcionada pela disciplina “Políticas Públicas de Saúde”.  Os alunos desenvolveram jogos pedagógicos sobre as Cartas de Promoção da Saúde e durante a aula apresentaram aos colegas.

Essa foi uma estratégia da professora Patrícia Lira para que o conteúdo fosse passado de uma forma mais descontraída e chamasse a atenção dos alunos. “Como essa disciplina esclarece a forma que o sistema de saúde foi constituído, a história da criação de políticas públicas  e também como está contextualizada a promoção de saúde no Brasil e no mundo, acaba sendo um conteúdo muito desgastante, então optei por trabalhar com metodologias ativas como essa”, pontuou a docente.

Antes da aula interativa os acadêmicos receberam tutorias para que pudessem desenvolver os jogos pedagógicos. “Tiveram vários encontros para orientar os acadêmicos sobre como deveriam construir o material, então receberam uma fundamentação teórica e acesso à todas as cartas e transformaram isso em uma maneira divertida de aprender”, explicou Patrícia.

Na atividade interativa além de apresentar os jogos desenvolvidos, cada grupo pode ver na prática como o jogo do outro funcionava. Entre as opções, havia jogos como twister, basquete em pula-pulas, amarelinha, dança da cadeira, tabuleiro humano e tiro ao alvo.  Todos foram adaptados e misturados com perguntas e respostas sobre o conteúdo da disciplina. 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.