'A importância da higienização das mãos' é assunto do último dia da Semana de Enfermagem

27/05/2016 - 11:00 - Graduação

Fonte: Ariane Nogueira e Mariana Ostemberg

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A palestra ‘Estratégias para Adesão à Prática de Higienização das Mãos’ foi o assunto abordado no último dia (25) da Semana de Enfermagem realizada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O tema foi ministrado pela Enfermeira especialista em Prevenção e Controle de Infecção e professora do Mestrado Profissional em Enfermagem da Faculdade Israelista de Ciências da Saúde Albert Einstein, Dr. Júlia Yaeko Kawagoe.

“É necessário que os acadêmicos se sensibilizem quanto aos diversos impactos causados por infecções, como impactos econômicos, pois é necessário a compra de mais antibióticos, e também impactos pessoais”, ressaltou a enfermeira sobre a importância da prevenção de infecções em assistência ambulatorial a partir da higienização das mãos.

Ela ressaltou que os principais momentos para a lavagens das mãos para os enfermeiros são antes de tocar no paciente, antes da realização de um procedimento asséptico, após risco de exposição a fluídos corporais, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente. “São medidas simples, que podem ser tranquilamente aplicadas”, completou.

O enfermeiro Marcel dos Santos Nobre, que é Bombeiro Socorrista, também falou sobre os conceitos de Enfermagem e contou sobre a evolução de uniformes e a inserção do gênero masculino na profissão. “Cuidar é uma arte”, finalizou. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3458.