"Teia" é um dos projetos de extensão desenvolvidos na Católica

07/07/2015 - 17:00 - Extensão

Fonte: Maria Mariana Ostemberg

Comunidades participam de atividades desenvolvidas pelo Teia

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece oportunidades para os acadêmicos colocarem em prática, desde o primeiro semestre, o que aprendem na teoria, com os projetos de extensão. Os projetos são desenvolvidos sob supervisão dos professores envolvidos e visam atender a comunidade.

Um desses projetos é o "Teia: Linguagens, Culturas e Direitos", destinado aos acadêmicos dos cursos de Filosofia, Letras e Design e os públicos atendidos são Comunidades Quilombolas da Tia Eva e Furnas do Dionísio.

O Teia visa assegurar os direitos dessas comunidades como a emancipação e afirmação de identidade da cultura afrodescendente, por meio de visitas, oficinas, eventos e a produção de um informativo universitário, que tem o objetivo de divulgar tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade civil os problemas referente a essas comunidades, na luta pela igualdade ética e contra toda forma de racismo e discurso de ódio. É coordenado pelo Professor Me. Victor Hugo de Oliveira Marques e conta com um total de 13 extensionistas, sendo dois bolsistas e 11 voluntários.

O extensionista André Luiz do Prado Alves Junior, que está no primeiro semestre de Filosofia, contou qual o principal trabalho que desenvolvem no projeto e a importância do Teia na vida dos acadêmicos. “O projeto é a garantia de cultura e direitos dessas comunidades e nós extensionistas trabalhamos bem forte nas ramificações do projeto. Fazemos grupos de textos, produzimos o informativo universitário e vamos até essas comunidades, duas ou três vezes no mês e realizamos gincanas. Com essas gincanas nos familiarizamos com eles e tudo isso têm contribuído muito pra mim, tanto no pessoal quanto no coletivo. As pesquisas científicas e históricas que fazemos também tem me ajudado muito.

O Teia acontece todas as terças-feiras e quintas-feiras, das 14h às 16h. Para a participação de novos extensionistas é necessário que o acadêmico fale com o coordenador do projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3312-3324. 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna