Projeto Vivências em Ciências Agrárias oferece cursos gratuitos para acadêmicos e comunidade

20/03/2017 - 7:00 - Extensão

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A cada 15 dias, o projeto de extensão Vivências em Ciências Agrárias da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece aos acadêmicos da área e também à comunidade, cursos gratuitos. Cada capacitação aborda um tema diferente e será ministrada na Fazenda-Escola da UCDB, com duração de 3h. Será fornecido certificado para quem participar da oficina.

Primeiro curso sobre "Construção de tanques escavados" foi realizado na sexta-feira (17) pela professora Dra. Milena Wolf.  Os participantes puderam aprender como construir um tanque e os requisitos necessários tanto de qualidade de água, quanto de solo, para a piscicultura. “Como a construção não é algo que aprofundamos na disciplina de piscicultura dada nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, fizemos a capacitação para passar mais informações sobre o assunto e complementar o conteúdo visto em sala de aula”, esclareceu Milena.

Matheus Henrique Camargo Melen, acadêmico do 3ª semestre de Medicina Veterinária, foi um dos 15 alunos que participou da capacitação. Para ele, o curso atendeu as expectativas: “A construção de tanques para os peixes é algo que precisa ser pensado para evitar problemas futuros e na oficina podemos aprender as formas corretas de executar projetos assim”.

Até o mês de junho deste ano, serão realizadas outras sete oficinas, todas elas ministradas por professores que compõem o projeto Vivências em Ciências Agrárias. No dia 31 deste mês o curso será de Amostragem de Solo; no dia 20 de abril, sobre Determinação de pureza de sementes forrageiras; no dia 28 de abril, a oficina será a respeito de Cercas elétricas rurais; no dia 5 de maio, sobre Manutenção de pulverizadores; no dia 19 de maio, abordará o tema Tempo de prateleira de ovos comerciais; no dia 2 de junho o curso será sobre Segurança no uso de produtos fitossanitários; e, para encerrar o semestre, no dia 16 de junho será ministrada a oficina a respeito da Coleta de fezes e análise de parasitas em ovinos.

Inscrições

Para participar dos cursos é preciso se inscrever com antecedência, até a véspera da data prevista para a realização da oficina. O aluno deve preencher um formulário disponível nas coordenações dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia e, também, com líderes de turma e encaminhar o documento para o e-mail: projetovivenciaucdb@gmail.com.

Cada curso vai ter de 15 a 20 vagas disponíveis. Por serem limitadas, a coordenação do projeto de extensão pede para que o aluno verifique se realmente há disponibilidade e interesse antes de fazer a inscrição. Caso se inscreva e desista de participar, o acadêmico deve encaminhar um e-mail para o mesmo endereço eletrônico justificando a desistência para que a vaga possa ser redirecionada.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna