Projeto Fórmula Universitária realiza treino livre no Autódromo de Campo Grande

25/05/2017 - 15:00 - Extensão

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

No domingo (21), a equipe do projeto de extensão Fórmula Universitária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou um treino livre no Autódromo Internacional de Campo Grande com o carro de corrida desenvolvido durante o projeto. O treino aconteceu durante o grande prêmio de moto velocidade, etapa Mato Grosso do Sul. A parceria foi firmada com um dos dirigentes responsáveis pelo autódromo e patrocinador da equipe, Von Braun, com a finalidade de preparar melhor o grupo para a competição nacional Fórmula Junior. 

Participam do projeto, acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Computação, Mecânica e de Controle e Automação, os quais, temporariamente, experimentam o desempenho do carro. Quem pilotou foi o extensionista do projeto Caio Dias, que participa como piloto oficial da equipe. O treino ocorreu debaixo de muita chuva e tempo instável, e mesmo assim Caio se mostrou seguro e confiante. 

O treino também serviu como parâmetro para avaliação do trabalho dos próprios acadêmicos. “Houve um momento em que chegamos ao autódromo e nos deparamos com um problema. Depois de ter feito a revisão nos amortecedores e a cambagem dos pneus tentamos dar partida, só que o carro não ligou. Então começamos uma maratona em busca da solução do problema e até que em certo momento, constatamos que os bicos injetores estavam sujos. Foram 40 minutos de sufoco, mas no final conseguimos ligá-lo”, relatou o acadêmico Matheus Bueno, capitão da equipe.

Fórmula Universitária foi criada com o objetivo de aperfeiçoar a formação técnica dos acadêmicos envolvidos e incentivar a prática do automobilismo em Mato Grosso do Sul. Durante as atividades, os acadêmicos aprendem na prática a teoria que vêem em sala de aula. Um ponto muito importante para a formação profissional, pois o espaço serve de laboratório de estudos para aprimorar e criar novas tecnologias e para ajudar jovens pilotos que queiram iniciar uma carreira no automobilismo de competição.

Várias áreas são trabalhadas com os acadêmicos, tais como manutenções preventivas, otimização de tecnologias, softwares dedicados, criação e execução de projetos. Participam de cursos de formação básica em mecânica automotiva, congressos de Engenharia, feiras de negócios, proferem palestras e ministram cursos de introdução à engenharia automotiva para os alunos de ensino médio das escolas públicas e particulares, além de auxiliar na formação de pilotos na categoria intermediária entre o kart e a fórmula 3.

Mais informações sobre a Fórmula Universitária entre em contato através do número (67) 3312-3523.