Oficinas do Prolerzinho são realizadas com apoio da Católica

03/10/2013 - 13:00 - Extensão

Fonte: Maria Caroline Palieraqui

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos estiveram na UCDB, na tarde de ontem (2), para participar da segunda edição do Prolerzinho. Durante o encontro, acadêmicos do curso de Letras, auxiliados pela professora Me. Neli Porto Soares Betoni, realizaram diversas atividades com as crianças, como leitura de livros, contos de histórias, uso de tecnologias para fazer histórias em quadrinho, entre outros.

Hoje (3), a partir das 14h, a coordenadora do curso de Pedagogia da UCDB, Patrícia Alves Carvalho, realiza na Escola Estadual Antonio Delfino uma oficina de brinquedos e contação de histórias.

O Proleré uma iniciativa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) com apoio da Católica, e possibilita anualmente, por meio de oficinas, mesas de discussão, lançamentos de livros e apresentações culturais, a criação de novas ferramentas de trabalho para acadêmicos de licenciatura, professores, bibliotecários e contadores de histórias desenvolverem práticas de incentivo à leitura. O Comitê atua há 15 anos no Estado com o objetivo de incentivar a prática da leitura e da escrita na construção da cidadania. É constituído por voluntários como professores universitários, bibliotecários, instituições públicas e privadas. Em Mato Grosso do Sul também existem comitês do PROLER nos municípios de Dourados, Costa Rica e Paranaíba.

O Programa tem por finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e de escrita críticas e criativas. Isto implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola. Tornar a prática de leitura mais presente no cotidiano escolar é uma tarefa fundamental para um projeto político cuja meta é formar cidadãos leitores. A escola e a biblioteca são, nesse processo, instituições imprescindíveis e complementares, mas o aprendizado da leitura transcende a alfabetização.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3419.
 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica