Nove acadêmicos são selecionados para participar do projeto Criança Ativa

03/03/2017 - 10:00 - Extensão

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Coordenação do Programa de convivência e fortalecimento de vínculos Criança Ativa da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) selecionou nove acadêmicos de Educação Física para participarem como extensionistas do projeto.

Processo seletivo foi realizado na tarde desta quinta-feira (2) e a média acadêmica foi considerada um critério decisivo; além disso, também foi avaliada a participação dos candidatos em atividades complementares, currículo e comportamento.

Durante a seleção, foi explicado ao grupo o funcionamento do programa e as obrigações dos participantes, como a preparação de planos de aula diários compostos pelas atividades que vão ser realizadas com as crianças. No total, o projeto oferece oito bolsas e vagas ilimitadas para voluntários.

Com orientação de docentes, os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática a teoria que aprendem na sala de aula. São trabalhadas com crianças e adolescentes de seis a 14 anos, moradoras de comunidades vizinhas da UCDB e filhos de colaboradores, modalidades como judô, ginástica artística, recreação aquática, futsal, vôlei, basquete, iniciação esportiva e também realizam avaliações físicas.

“Quero atuar na Licenciatura e este projeto me permite adquirir conhecimento nesta área. Aqui lido com crianças de diversas características diferentes, e assim eu posso aprender com elas e elas comigo”, contou Vinícius Brito, acadêmico do 7º semestre de Educação Física e voluntário há três anos do projeto.

Além da área de Educação Física, o programa envolve acadêmicos de Nutrição, que desenvolvem os cardápios para os lanches oferecidos às crianças, e também de Pedagogia e Letras, que realizam oficinas lúdicas e atividades recreativas que promovem a leitura.

Segundo a coordenadora do programa, professora Dra. Marcela Grisolia Grisoste, isso é algo fundamental para ajudar no desenvolvimento dos pequenos e trazer experiência para o acadêmico. “O principal objetivo do programa é tirar a criança do ócio e incentivá-la a praticar atividade física, além de fazer o acadêmico vivenciar como um professor atua”, esclareceu.

Na próxima semana, os acadêmicos selecionados vão passar por capacitações voltadas para ginástica artística e iniciação esportiva. O projeto é realizado toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, no período matutino e vespertino. Mais informações podem ser obtidas pelo número (67) 3312-3324.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna