Laboratório de avaliação física realiza atendimento ao público

06/10/2015 - 15:00 - Extensão

Fonte: Maria Mariana Ostemberg

LAF realiza atendimento ao público

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), oferece diversos projetos de extensão para seus acadêmicos colocarem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, compartilhando-o com a sociedade. O Laboratório de Avaliação Física (LAF), é um desses vários projetos da Católica.

O LAF tem o intuito de proporcionar avaliações de índices de aptidão física, e através da análise, verificar o nível de qualidade de vida de acadêmicos e comunidade em geral. A avaliação é feita pelos acadêmicos de Educação Física e inicia com um questionário sobre o paciente, logo após são medidos os batimentos cardíacos, em seguida é realizado um exercício de flexibilidade. São medidos também peso e altura, dobras cutâneas — a porcentagem de gordura em determinadas parte do corpo —, a resistência abdominal e por fim o vo2, que é o consumo máximo de oxigênio adquirido pelo paciente.

Para a voluntária Larissa Prudente, do 2º semestre de Educação Física, a maioria das pessoas que procuram o LAF são aqueles que querem melhorar seus hábitos de vida. “Os pacientes geralmente querem começar a fazer academia, praticar outros exercícios físicos ou melhorar seus hábitos alimentares. Eles voltam de 3 em 3 meses para acompanhar o progresso dessas mudanças”, disse a acadêmica.   

O projeto é coordenado pelo professor Me. Domingos Sávio da Costa e Me. Marcelo Ferreira Miranda e conta com um total de dez extensionistas e voluntários. O voluntário Johny Rondon Franco, do 2º semestre, ressaltou a importância de participar do projeto: “Em sala de aula estudamos muito a teoria, aqui podemos colocar em prática. Têm vários eventos que nós do LAF participamos, conversamos com muitas pessoas diferentes e adquirimos vários tipos de conhecimento”.

Para a realização de uma avaliação física é necessário que o interessado agende seu horário nas Clínicas da UCDB. O atendimento do LAF acontece de segunda-feira à quinta-feira, das 14h às 18h.

Mais informações sobre esse e outros projetos podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3324.