Laboratório de Avaliação Física da UCDB participa do lançamento do projeto ‘Amigos do Parque’

24/10/2016 - 9:00 - Extensão

Fonte: Natalie Malulei

Acadêmicos de Educação Física realizam atendimento no Parque dos Poderes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

No sábado (22), acadêmicos de Educação Física da Católica que atuam no Laboratório de Avaliação Física (LAF) participaram do lançamento do Projeto 'Amigos do Parque' promovido pela Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O programa, fruto da Lei Estadual nº 4682/2015, prevê a interdição de um trecho de quatro quilômetros do Parque dos Poderes — da Avenida Afonso Pena à Mato Grosso, durante os finais de semana e feriados, de modo que o espaço possa ser utilizado com segurança pela população para a prática esportiva.

No primeiro dia do projeto, os acadêmicos de Educação Física da UCDB montaram uma tenda e atenderam os participantes do evento das 7h30min às 11h30min. Eles realizaram a avaliação física por meio do exame de bioimpedância. “Colocamos um aparelho no corpo da pessoa que emite uma corrente elétrica. Ao percorrê-lo, essa corrente, identifica a quantidade de gordura, de massa magra, e até mesmo o tanto de água que ela possui no corpo. Com isso verificamos se as taxas estão corretas, e caso não estejam damos orientações para melhorá-las”, explica Ingrid Clavico, 29 anos, acadêmica do 4º semestre de Educação Física.

Cerca de dez alunos do curso de graduação participaram da ação realizada no parque, entre eles está Thamires Rodriges Pinto, 18 anos. Ela cursa o 2º semestre de Educação Física, e diz que a experiência foi muito boa: “Eu achei bem legal, pois como eu ainda estou no início do curso, aprendi muitas coisas que eu ainda não sabia, e ainda pude ajudar outras pessoas.”

O LAF é um Projeto de Extensão, e os alunos realizam esses atendimentos à população na Clínica Escola da UCDB, localizada no campus da Avenida Tamandaré, de segunda à quinta-feira, das 14h às 18h. O objetivo é proporcionar a avaliação de índices de aptidão física das pessoas, e através da análise, verificar o nível de qualidade de vida e riscos de desenvolvimento de doenças crônico degenerativas. São realizadas avaliações de composição corporal, limiar anaeróbio, capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, força muscular e velocidade.