Grupo de Astronomia e Física Moderna retoma atividades nesta quarta-feira

08/08/2017 - 11:00 - Extensão

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

As atividades do Grupo de Astronomia e Física Moderna retornam neste segundo semestre de 2017, na quarta-feira (9), às 17h, com a realização de uma palestra na sala A003 do bloco C. O tema “História e Astronomia” será abordado pelo acadêmico do 4º semestre de Engenharia Elétrica, responsável pelo projeto, Pedro Melo.  

Com o intuito de levar conhecimento sobre astronomia e, também, de física moderna para os acadêmicos, o grupo funciona como um projeto de extensão e já existe há três anos. Atualmente é coordenado pelo professor Diego Rodrigues, possui sete integrantes e as inscrições estão abertas para mais alunos. Interessados podem entrar em contato pelo número (67) 98110-3366.

As reuniões do grupo são realizadas quinzenalmente, às terças-feiras, às 17h. Segundo Pedro, o projeto é aberto para pessoas de todas as graduações, pois a cada encontro são expostas de maneira simples, por exemplo, informações sobre cosmologia do sistema solar, além da parte de Física Moderna que inclui a teoria e os cálculos. Termos técnicos da área também são ensinados.

“Nosso objetivo é levar conhecimento para as pessoas que querem aprender, então o acadêmico não precisa, necessariamente, saber de algum assunto relacionado à astronomia, estamos abertos para todos”, esclareceu Pedro. Ainda de acordo com o acadêmico, a medida que a pessoa for aprendendo ela pode começar a dividir o conhecimento com os colegas: “Para poder ministrar palestras, o integrante precisa ter uma base sólida e conhecer bem o assunto que será abordado”.

Além da troca de conhecimentos, agora em 2017, o grupo adquiriu um telescópio próprio e pretende promover mais observações. “Antes contávamos com o auxilio dos professores que tinham o equipamento, mas agora que temos o nosso, esse trabalho será muito mais frequente”, pontuou Pedro.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica