Encontro na UCDB discute o tema "Não violência ao idoso"

15/12/2014 - 11:00 - Extensão

Fonte: Thainá Camargo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Os alunos da Universidade da Melhor Idade (UMI), da Universidade Católica Dom Bosco, participaram na última quinta-feira de um debate com o tema “Não violência ao Idoso”.

O evento começou com uma apresentação teatral com um resgate de memória e literatura sul-mato-grossense de grandes nomes de poetas do nosso Estado, como Manoel de Barros e Mário Feitosa. A peça tem o nome “Contos de arrepiar o cabelo” de Mário Feitosa sob a direção do professor de artes e filosofia no envelhecimento, Marcelo Piccolli.

A programação contou também com um debate com o Dr. João Carlos Scaff, advogado e presidente do Conselho Estadual do Idoso da OAB. “Antigamente a questão do estupro era tão somente pela conjunção carnal, hoje, pela nova lei, de tocar os órgãos sexuais de alguma pessoa, já é considerado estupro e não é só criança que sofre esse tipo de violência. Os idosos também são estuprados. Nós temos que mostrar para a sociedade que o idoso é como uma criança, ele precisa de todo o cuidado”, ressaltou Scaff.

Ainda durante o debate, que foi guiado pelo tema da “Não violência ao Idoso”, a assistente social e presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Maria Neide de Araújo Silva e a conselheira Rosangela Aparecida Calado, disseram em suas apresentações que 10% da população de Campo Grande é idosa. “A violência ao idoso não é somente física ou verbal, ela engloba abuso, maus tratos, negligência, omissão, abandono”, disse.

O Ministério Público contra com a Promotoria da Pessoa Idosa, que denuncia casos de violência ao idoso e denúncias podem ser feitas pelo número 3313-4675.

Mais informações sobre o evento ou da UMI podem ser obtidas pelo telefone 3312-3431.