Câncer de próstata e dengue são assuntos debatidos em palestras na UMI

20/11/2015 - 15:00 - Extensão

Fonte: Mariana Ostemberg

Médico urologista Nelson Trad Filho

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

A Universidade da Melhor Idade (UMI), programa da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizou na última quinta-feira (19) evento que contou com palestra sobre a campanha Novembro Azul, que trata sobre formas de prevenção ao câncer de próstata, ministrada pelo médico Nelson Trad Filho. Aconteceu, também, um bate-papo e atividades lúdicas sobre dengue, ministrada pelos acadêmicos de Biologia, que participam do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Nelson Trad é urologista e falou sobre os sintomas, diagnósticos, consequências, fatores de risco, entre outras informações sobre o câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte entre os homens acima de 40 anos. Os sintomas são variados, entre eles estão fluxo urinário constante, fraco ou interrompido, perda do controle da bexiga, entre outros. O palestrante orientou que mesmo sem os sintomas é importante a realização do exame: “O tumor maligno da próstata é silencioso e traiçoeiro. Mesmo sem sentir nada é necessário ir a um urologista”. A descoberta precoce resulta na cura da doença. “É importante detectar o câncer logo no início porque a chance de cura é de 100%. A medicina dominou o câncer de próstata, quando na fase inicial”, destacou Trad Filho.

O professor de Artes e Filosofia da UMI, Marcelo Picolli, organizou o evento e disse que o principal intuito é multiplicar ideias: “Os homens têm certa resistência quando se fala em cuidar da saúde e esta comemoração ao Novembro Azul é para incentivá-los a se cuidarem mais, quebrar tabus e incentivarem a falarem sobre esse assunto com seus familiares. E falar da saúde em geral, não só da saúde do homem, mas também a todos, quando falamos sobre a prevenção da dengue”, comentou.

A professora Dra. Erla Morales, da Universidade de Salamanca, da Espanha, compareceu no evento e falou sobre o projeto “Universidade da Experiência”, semelhante a UMI, que realiza com pessoas acima de 50 anos dentro da Universidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3427.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica