Área de Projetos e Programas de Extensão promove reunião geral com extensionistas

19/04/2018 - 15:30 - Extensão

Fonte: Natalie Malulei

Pe. Ricardo Carlos deu boas-vindas aos extensionistas

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Na tarde desta quinta-feira (19), o anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré foi palco para reunião geral dos extensionistas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O encontro veio para promover a integração e a troca de experiências entre os mais de 300 acadêmicos que fazem parte dos 27 projetos de extensão da Instituição que estão em execução esse ano.

“Fizemos esta reunião agora, porque o período de seleção dos alunos para integrarem as equipes de trabalho já foi feita, então é o momento ideal para que eles possam se conhecer e apresentar aos colegas os projetos que desenvolvem”, pontuou coordenadora da área de Projetos e Programas de Extensão, Edmara Martins de Souza.

Na data, os alunos foram recebidos pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, que deu boas-vindas a eles e enfatizou a importância do trabalho desenvolvido por meio da extensão para que o conhecimento produzido na Universidade alcance as comunidades: “Vejo os projetos como o braço da UCDB junto à sociedade. O que produzimos aqui não pode ficar retido, mas deve ser levado até as populações para que elas sejam beneficiadas, e é exatamente isso que a extensão faz”.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Católica, Luciane Pinho de Almeida, também conversou com os extensionistas e, na mesma linha de pensamento do Reitor, complementou que a extensão vai além de levar conhecimento às populações. “Os acadêmicos também aprendem com a comunidade e desenvolvem pesquisas com base na necessidade de cada uma para promover uma mudança de realidade. Essas experiências são tão produtivas que acabam sendo o diferencial dos alunos, a maioria deles quando acaba a graduação é absorvido pelo mercado de trabalho”, comentou Luciane.

Durante a reunião, os extensionistas assistiram à uma palestra com o tema “A importância da extensão na formação acadêmica”, ministrada pelo presidente do Comitê de Extensão, professor Elton Tamiozzo de Oliveira. Após isso, cada um dos grupos de trabalho apresentou aos colegas os projetos desenvolvidos na Católica.

“Eu achei muito interessante essa ideia de apresentação das ações desenvolvidas porque é uma oportunidade da gente conhecer o que os outros extensionistas estão fazendo e como estão contribuindo com a sociedade, isso gera uma integração muito legal”, comentou a extensionista e acadêmica de Enfermagem, Ana Carla de Souza, de 21 anos.