Acadêmicos de Engenharia Mecânica da UCDB visitam alunos do ensino médio para promover capacitação

08/03/2017 - 9:00 - Extensão

Fonte: Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Na terça-feira (7), acadêmicos de Engenharia Mecânica que participam dos projetos de extensão e pesquisa da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram até a Colégio Osvaldo Tognini — Funlec, para divulgar o trabalho realizado e convidar os alunos para participarem de dois cursos: Introdução à Mecânica Automotiva (realizado pelo projeto de extensão Fórmula Universitária) e Introdução à Engenharia Aeronáutica (realizado pelo projeto de pesquisa PIBIC AeroDesign)

Cursos serão ministrados no primeiro semestre de 2017 com duração de 16 horas/aulas cada. Metade das aulas serão ministradas no próprio colégio dos estudantes, e a outra metade nos laboratórios da UCDB, para que possam conhecer a estrutura da Universidade. "Estas visitas estimulam os alunos de ensino médio a conhecerem um pouco mais sobre o curso de Engenharia Mecânica da UCDB. Com o oferecimento destes dois cursos, esperamos despertar o interesse pela profissão", disse o coordenador dos projetos e do curso de Engenharia Mecânica da Católica, Fernando Montanare Barbosa.

Projetos de extensão

Voltado especialmente para os acadêmicos de Engenharia Mecânica, Controle e Automação, Elétrica e Computação, o projeto de extensão Fórmula Universitária (FUN) incentiva e introduz os alunos na pesquisa da Engenharia Automotiva. Uma das prioridades da iniciativa é contribuir com a formação profissional dos acadêmicos, servindo como laboratório de estudos para jovens pilotos e mecânicos que desejam seguir carreira em competições automobilísticas.

Neste projeto há duas vertentes Fórmula SAE — competição de desenvolvimento de produto, na qual os estudantes devem projetar e fabricar carros de corrida no estilo fórmula e depois inseri-los em competições universitárias. E também o Baja SAE, que consiste em um desafio lançado aos estudantes de Engenharia no qual eles participam de um caso real de desenvolvimento de projeto, desde a concepção da ideia até a construção.

Já o Projeto AeroDesign reúne pesquisadores e alunos interessados no desenvolvimento de aeromodelos.  Os estudos do projeto têm um objetivo prático: produzir um aeromodelo para participar da competição SAE Brasil. Essa competição é um desafio aos estudantes dos cursos de Engenharia, que devem mostrar domínio da aeronáutica na teoria e na prática. A competição é aberta a equipes de estudantes das Instituições de Ensino Superior de todo o país e consiste na apresentação de um caso real de desenvolvimento de projeto de aeronave, desde os detalhes de sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Para obter mais informações sobre os projetos ligue (67) 3312-3544.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica