Jornal O Progresso comemora 64 anos com exposição na Católica

30/09/2014 - 15:00 - Cultura

Fonte: Yohana Bolfe e Kamilla Arguello

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

Tendo em vista que o jornal O Progresso está completando 64 anos de trajetória, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu uma exposição com as principais capas do Jornal e, também, foi ministrada, na manhã de ontem, uma palestra no Laboratório de Comunicação (Labcom).

A palestra com June Torres, diretora executiva do Jornal, foi realizada com o intuito de apresentar a evolução do jornalismo. “É importante para eles verem como o jornalismo evoluiu. Hoje em dia com o avanço tecnológico está muito mais fácil e rápido do que 60 anos atrás, quando O Progresso começou”, ressaltou a diretora.

Foram disponibilizadas 52 capas do acervo digital do jornal, que mostram a história do Estado a partir do que o jornalismo impresso faz no seu cotidiano.

O acadêmico do 4º semestre de Publicidade e Propaganda André Nicolau dos Santos afirmou que “é muito bom essas palestras! Além de conhecermos a história de evolução do jornal, ainda ouvimos suas experiências que nos ajudarão muito na nossa trajetória”.

Noite

Também ontem, no período noturno, foi aberta oficialmente a exposição, no saguão do Bloco Administrativo da UCDB, com a presença do Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, de June Torres, Jonir Figueiredo e Rogério Holsbcak, do Jornal O Progresso.

O Reitor deu as boas vindas e destacou a satisfação de receber a exposição. “Ficamos muito honrados com essa exposição que conta a história de um jornal que é desenvolvido com muita dedicação e cuidado”.

A noite contou com a apresentação teatral do ator Isac Zampieri, com a peça Caminhos de Ferro, 100 da noroeste do Brasil, e o grupo de Cordas tocando Trem do Pantanal e Hey Soul Sister.

Coordenador no curso de Jornalismo, o professor Oswaldo Ribeiro relatou a importância do evento. “O Jornal é história, registro do dia a dia ele tem como intenção nos dizer o que aconteceu nesses 64 anos de história, cada fato histórico que ficou marcado”.

Rogério Holsback comentou: “A exposição é uma forma de colocar, mostrar, despertar o olhar histórico os acontecimentos que se fizeram presente na cidade de Dourados. Chamar a atenção de pesquisadores e o público em geral”.

A exposição segue até sexta-feira com as mostras das capas do Jornal O Progresso, no saguão do bloco Administrativo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3437.