Intervenção artística reutiliza materiais e propõe interação com o público

21/07/2017 - 7:00 - Cultura

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

Tubo de lâmpadas fluorescentes que iriam ser descartados deram vida à uma instalação artística montada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Os materiais foram reaproveitados pelo Setor de Cultura e Arte da Instituição, ganharam cores e foram suspensos de forma irregular por barbantes em uma estrutura metálica. Ao todo foram feitas três obras diferentes com esse mesmo conceito que estão expostas, cada uma, no piso inferior dos blocos A, B e C.

A instalação faz parte do projeto, coordenado pelo professor Roberto Figueiredo, chamado “Arte Transforma” que consiste em reutilizar, por meio da arte, objetos que seriam descartados de alguma maneira e, neste caso, o intuito é que o público possa interagir com a estrutura formada pelas lâmpadas.

“As pessoas têm uma ideia fixa em relação à arte, de que é algo que não se pode mexer para não estragar, por isso ela está sempre distante de nós. É um processo exigido quando, no caso, é uma obra do Picasso, por exemplo, mas nós queremos romper isso em relação a todas as obras. Então, você pode mexer na hora que quiser e fazer a forma que quiser” explicou o professor Roberto.

Esta é a segunda etapa da instalação que começou no primeiro semestre deste ano. Primeiro os tubos das lâmpadas descartados pela própria Universidade foram colocados apenas no bloco A para que os acadêmicos pudessem pintá-los e interagirem com as cores. Já agora, os tubos estão expostos em cada bloco da UCDB de uma forma que permite que o público mude a disposição deles e crie desenhos.

“Queremos que os acadêmicos mexam na obra de arte, mudem-na de posição, escolham as cores que preferirem e façam os próprios desenhos, para que então possam tirar uma foto e deixarem que outras pessoas modifiquem a instalação também”, esclareceu Roberto.

O projeto “Arte Transforma” vem sendo desenvolvido pelo Setor de Cultura e Arte desde o ano passado. De lá pra cá, pedaços de madeira grafitados foram expostos no bosque do campus Tamandaré, além disso, foi feita a exposição chamada “Telefone para passarinhos” em homenagem ao poeta Manoel de Barros. Nessa intervenção artística, 12 orelhões que seriam descartados pela operadora OI foram pintados e pendurados também no bosque da UCDB.

Como o Setor de Cultura e Arte abrange todos os cursos oferecidos pela Católica, acadêmicos interessados em participar das intervenções artísticas podem entrar em contato por meio do número (67) 3312-3406. “Quem tiver interesse pode me procurar para que a gente discuta a próxima atividade a ser desenvolvida”, pontuou Roberto. 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei