Ararazul comemora 20 anos com espetáculo neste domingo

29/08/2014 - 13:30 - Cultura

Fonte: Edyelk dos Santos

Cartaz de divulgação da apresentação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

 

Um dos mais importantes grupos de dança de Mato Grosso do Sul, o Ararazul, da Universidade Católica Dom Bosco, completa 20 anos de atuação consolidado como instrumento de valorização da cultura de Mato Grosso do Sul, que promove o potencial artístico e cultural e complementa a formação acadêmica. Para marcar a data, o grupo prepara um espetáculo que será apresentado no próximo domingo (31), a partir das 20h, no Teatro do Colégio Dom Bosco, localizado na Avenida Mato Grosso, n° 227.

A Cia. de Dança Ararazul é composta por 20 acadêmicos, que contam atualmente com as coreografias contemporâneas do professor Chico Neller. Segundo ele, é gratificante fazer parte da equipe que desenvolve a dança. “A cada ano tenho que ensinar quem entra a aprimorar seus conhecimentos, porque como precisa de experiência, normalmente o aluno vem do clássico ou até mesmo do jazz e a minha proposta é o contemporâneo e isso é muito bom, porque assim todos aprendem juntos e desenvolvem boas habilidades”, comentou.

História

A professora de dança e psicóloga Sandramaria Gonçalves Gomes foi a criadora do Ararazul que, à época, tinha como foco o trabalho voltado para a dança regional.

Logo depois, assumiu os trabalhos a professora Rosana Cintra, que ficou durante sete anos à frente do grupo, que se formou dentro da Católica como uma atividade de extensão de que alunos de qualquer curso podiam fazer parte, desde que tivessem alguma experiência com a dança.

“Assumi o Grupo de Dança Ararazul, em abril de 1996, no mesmo ano fomos para Itália representar o Brasil no 9ª Semana Internacional Esportiva dos Salesianos com a coreografia de abertura do evento, na cidade de Catânia, na Sicília. Foi um período em que a dança teve grande projeção na UCDB  e fora dela. Viajamos pelo Brasil, fazíamos muitas apresentações na instituição, quase todas as semanas na sexta cultural e outros eventos acadêmicos internos e externos”, comentou Rosana.

Mais cultura

Não é só por meio do grupo de dança que a Católica desenvolve a arte, mas também com o grupo de teatro Senta que o Leão é Manso, que teve suas primeiras peças apresentadas no ano de 1983, mas que só começou a fazer parte da Universidade, até então denominada Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje UCDB, no ano de 1985. Além do grupo teatral temos também o Coral UCDB, que já existe há mais de 25 anos sob a regência da maestrina Edna Palmeira Martinez, o grupo Aves Pantaneiras, que promove as músicas regionais e o Sexteto de Cordas.

O setor de Cultura e Arte da Católica, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, é coordenado pelo professor Me. Roberto Figueiredo e promove atividades artísticas. Os participantes não ganham apenas ensinamentos que podem ser aplicados dentro e fora da vivência acadêmica, mas também bolsas de estudos.

“É obrigação, dentro de uma Universidade apoiar e incentivar expressões culturais e artísticas, ao mesmo tempo em que temos um carisma salesiano, nos dando força para esses incentivos, ajudando assim no desenvolvimento de nossos alunos dentro de sala de aula”, disse Roberto Figueiredo.

Para o coordenador do Setor de Cultura e Arte, esse evento que será realizado em setembro marca uma grande conquista do grupo. “Será a primeira vez que o Ararazul se responsabilizará por um espetáculo inteiro, marcando assim a trajetória de 20 anos de um grupo que leva a valorização da dança de Mato Grosso do Sul não só para a vida acadêmica como também para a sociedade”, concluiu Roberto.

Para obter informações sobre o Setor de Cultura e Arte da Católica basta ligar para o telefone (67) 3312-3406.