Pesquisadores americanos falam sobre inovação na educação em engenharia

01/12/2015 - 13:00 - Cooperação Internacional

Fonte: Gilmar Hernandes

Encontro aconteceu em laboratório do bloco C

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

 

Três pesquisadores americanos da área de Engenharia — Joachim Walther (engenheiro mecânico da Universidade da Geórgia/EUA), Nicky Sochacka (engenheira elétrica da Universidade da Geórgia/EUA) e David Delaine (engenheiro ambiental da Universidade de São Paulo) — ministraram palestra na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), nesta segunda-feira (30 de novembro) sobre inovação na educação em engenharia. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e pela Assessoria de Relações Internacionais da Instituição, foi realizado no bloco C e contou com a participação de alunos das Engenharias e professores.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Hemerson Pistori, os americanos integram um grupo de pesquisa que estuda a educação em Engenharia e formas de educar. “Eles fazem experiências com novas técnicas para tentar saber como o aluno aprende e tentar adaptar o método de ensino a maneira como o aluno compreende e ver que tipo de inovação pode ser feita em engenharia”, explicou.

Pistori ressaltou que o objetivo do grupo de pesquisadores americanos é trazer principalmente aprendizagem ativa, sala de aula invertida, perceber os tipos de aluno que possui, já que alguns são mais visuais, outros ouvem mais, são mais sequenciais, mais globais, assim como outras classificações. “Eles estão investigando como são esses alunos para classificá-los e fazer um atendimento mais personalizado”, observa.

Para o Pró-Reitor, esse pensamento tem tudo a ver com o momento da UCDB, que busca inovar a educação, com parque tecnológico, envolvimento com as empresas e agências de inovação. “São ações alinhadas com a aprendizagem integral e essas experiências externas ajudam a ver o que está acontecendo e tentar aplicar isso aqui também”, finaliza.