Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado em Psicologia

Sobre o Programa

O Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia pertence à UCDB e, como tal, se articula com o Planejamento Estratégico Institucional, também denominado de Carta de Navegação 2018-2022 e com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Se compreende que o Programa também tem o compromisso de realizar, respeitando suas peculiaridades, a Missão e a Visão institucional bem como dar cabida à consecução de ações apontadas pelas Políticas Institucionais.

O contexto regional no qual se insere a UCDB e nela o Programa, se caracteriza pela sua localização no Centro-Oeste do Brasil, próximo às fronteiras com Paraguai e Bolívia e a todas as questões políticas, econômicas, culturais e sociais inerentes à tríplice fronteira. A região também concentra uma significativa quantidade de aldeamentos de diferentes populações indígenas, incluindo as aldeias urbanas. A economia se assenta financeiramente sobre o agronegócio e a pecuária, no entanto, os maiores empregadores são o Estado e o setor de serviços.

Os profissionais da Psicologia e das Ciências da Saúde, entre outros, que se articulam com a formação oferecida pelo Programa, são majoritariamente absorvidos pelas estratégias das políticas públicas e pelas empresas que prestam serviços na área da saúde. Alguns egressos do Programa se inserem como Docentes nas três Universidades e nos vários Centros Universitários e Faculdades. Muitos deles já possuem emprego no setor público ou privado e outros atuam como profissionais autônomos vinculados ao Sistema Conselhos, buscando no Programa maior qualificação profissional ou a titulação necessária para pleitear uma vaga como docentes universitários e, assim, ter uma segunda fonte de renda. De todas as formas irão se inserir no amplo cenário regional que se abre a partir da intersecção entre Psicologia, Saúde, Cultura e Sociedade.

A Missão e a Visão da UCDB apontam muito claramente para o compromisso com a formação, com a produção de conhecimento e com o entorno sociocultural (Carta de Navegação, 2018, pp. 12-13). Esse compromisso com a formação integral, a produção de ciência e a inserção social reaparecem de forma muito clara no preâmbulo às políticas institucionais no interior do planejamento estratégico (Carta de navegação 2018, p. 19). Dessa forma, a Proposta do Programa não poderia se furtar à responsabilidade institucional de atrair para si esses compromissos que caracterizam o projeto institucional da UCDB.

Objetivo Geral

Formar docentes-pesquisadores capazes de se articularem para realizar e promover, de forma complexa e ampla, o diálogo entre Psicologia, Saúde e suas múltiplas interfaces.

Objetivos Específicos do Mestrado

(1) Formar docente-pesquisador capaz de articular demandas de Saúde com a Psicologia e áreas afins.

(2) Formar docente-pesquisador capaz de se comprometer eticamente com a realidade social em que está inserido e com a produção de conhecimento relevante.

(3) Formar docente-pesquisador capaz de produzir conhecimentos sobre avaliação e intervenção em Psicologia da Saúde, a partir do diálogo com áreas afins.

(4) Formar docente-pesquisador capaz de lecionar saberes e práticas no campo de Saúde, a partir do olhar da Psicologia.

Estrutura Curricular do Mestrado

A formação dos alunos do MESTRADO prevê a obtenção de 33 (trinta e três) créditos como requisitos parciais, distribuídos entre as disciplinas obrigatórias e eletivas; orientação e defesa pública da Dissertação e atividades complementares.

Objetivos Específicos do Doutorado

(1) Formar docente-pesquisador capaz de articular, de modo aprofundado e autônomo, demandas de Saúde com a Psicologia e áreas afins, em âmbito regional, nacional e/ou internacional.

(2) Formar docente-pesquisador capaz de se comprometer eticamente com a realidade social em que está inserido e com a produção de conhecimento original e relevante.

(3) Formar docente-pesquisador capaz de produzir conhecimentos sobre avaliação e intervenção em Psicologia da Saúde, a partir do diálogo com áreas afins, de modo aprofundado e autônomo.

(4) Formar docente-pesquisador capaz de comunicar e produzir em redes de cooperação, em âmbito regional, nacional e/ou internacional.

(5) Formar docente-pesquisador capaz de lecionar saberes, práticas e investigações no campo de Saúde, a partir do olhar da Psicologia.

Estrutura Curricular do Doutorado

A formação dos alunos do DOUTORADO prevê a obtenção de 61 (sessenta e um) créditos como requisitos parciais distribuídos entre as disciplinas obrigatórias e eletivas; orientação e defesa; atividades complementares.

Público Alvo

Psicólogos, profissionais da saúde e áreas afins. 

Perfil do Egresso

Profissionais articulados, capazes de pensar o diálogo entre a Psicologia e a Saúde de maneira complexa e ampliada. O profissional, Mestre ou Doutor, que se moverá em um sistema ecológico de saberes, necessariamente deverá poder pensar de forma articulada e dialógica, situando-se de forma criativa no amplo e complexo cenário que se abre a partir da Psicologia da Saúde.

Parcerias

      

 

Download

Fotos do Curso