Educação

A temática da Educação como campo de conhecimento, proposta como área de concentração do PPGE-UCDB, traduz a preocupação em refletir e investigar a problemática da educação como processo social que ocorre tanto na escola como em outros espaços, nos quais se articulam aspectos políticos, históricos, culturais, sociais, econômicos e didático-pedagógicos.

A preocupação com a temática da educação se expressa nos estudos e investigações, desenvolvidas nas três Linhas de Pesquisa do Programa, com diferentes enfoques e níveis de abrangência.

Enseja abordagens relacionadas com o contexto sócio-econômico, político e filosófico, bem como suas influências na política educacional e repercussões na estrutura do sistema educacional. Também focaliza questões que permeiam as relações entre educação, cultura, multiculturalismo e interculturalidade, contemplando a diversidade cultural e as diferentes manifestações e práticas educativas em diversos contextos.

No que se refere ao sistema regular de ensino, investiga-se a escola, espaço de socialização e produção de saberes, mediado pelas novas exigências que se colocam para a educação escolar.  

Focaliza-se a escola como instituição em transição e campo de contradição em que os objetivos de preparar para a cidadania e a consolidação democrática apresentam uma tensão em relação ao objetivo de preparar para o mundo do trabalho.

Nesse cenário e dentre os vários elementos envolvidos na educação, inegavelmente o educador desempenha um papel fundamental para a efetivação da função educativa.

É, portanto, um desdobramento pertinente pensar/investigar a educação nas suas inter-relações com os processos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação que atuam em diferentes instâncias educativas.  

Investigam-se também a contribuição do espaço escolar, as novas formas de organização e gestão, com vistas à produção/socialização de saberes que favoreçam o desenvolvimento dos professores na medida em que buscam modos mais apropriados de aprender a ensinar e que avançam na direção de uma profissionalização coletivamente assumida.