Em 21/06/2017

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» Disciplinas


  • DIREITOS HUMANOS
  • Ementa: Conceito de Direitos Humanos. Fundamentação histórica e filosófica dos Direitos Humanos. Historicidade dos Direitos Humanos. Limitação do Poder do Estado. Precedentes históricos dos direitos fundamentais. As gerações de Direitos Humanos. As liberdades Públicas. Direitos econômicos e sociais. Os direitos de solidariedade. A proteção dos Direitos Humanos. A proteção regional e global dos direitos humanos. Tratados e instrumentos internacionais de Direitos Humanos. Sistema brasileiro de proteção dos direitos humanos. Proteção dos direitos das minorias.
    Objetivo: Levar ao conhecimento do aluno a teoria atualizada sobre os direitos humanos, bem como a sua realização na prática cotidiana dos Estados e das Sociedades, com atenção especial ao Brasil e ao Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de análises de casos.
    Carga horária: 40

  • ECONOMIA POLÍTICA
  • Ementa: Conceitos básicos de economia, Principais pensadores econômicos, Teoria da Oferta e Demanda aplicada aos mercados de bens, de moeda, externo e público, Crescimento e Desenvolvimento econômicos.
    Objetivo: Aprender os conceitos básicos da Economia Política e Ciência Econômica, principalmente sobre variáveis usualmente tratadas nos meios de comunicação, para avaliação da conjuntura econômica nacional e mundial. Identificar a origem dos principais argumentos econômicos ao longo da História do Pensamento Econômico. Entender os temas da atualidade e da política econômica nacional, mundial e local, utilizando os conceitos aprendidos.
    Carga horária: 40

  • ENVELHECIMENTO HUMANO
  • Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Carga horária: 100

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Ementa: A disciplina promove a articulação dos conhecimentos teóricos do curso com a realidade vivida no cotidiano das escolas públicas brasileiras, em especial em Camo Grande.
    Fundamentação teórica e elaboração de projeto de ensino. Planejamento. Confecção de material didático. Regência. Relatório e Avaliação.
    Objetivo: Articular os conhecimentos teóricos com a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano da escola de ensino fundamental – 1ª à 4ª séries. Analisar as condições de funcionamento das escolas de ensino fundamental. . Compreender a função social da escola de ensino fundamental na realidade brasileira e regional. Atuar em seu futuro campo profissional.
    Carga horária: 40

  • ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
  • Carga horária: 40

  • FUND. FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST. TEÓRICO METOD. DO SERVIÇO SOCIAL VI
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEORICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL V
  • Ementa: I. MATTRIZES TEÓRICAS DO CONHECIMENTO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO;
    II. PLURALISMO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL;
    III. CATEGORIAS BÁSICAS PARA ANÁLISE DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL.
    Objetivo: Objetivos: - Identificar as principais correntes da producao teorico-metodologica do servico social, dentro das conjunturas historicas dos diferentes momentos, a partir do Movimento de Reconceituacao ate os dias atuais. - municiar o graduando com a apreensão das categorias de análise de conjuntura para o exercício profissional
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS
  • Carga horária: 40

  • GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL I
  • Ementa: A disciplina buscará introduzir e oferecer subsídios e elementos sobre o planejamento e administração na organização e gestão do trabalho social nos diferentes lócus profissional do(a) assistente social.
    Objetivo: - Introduzir ao estudo da administração e do planejamento social no âmbito das organizações privadas, do poder público e, particulamente, na área social; - Oferecer elementos para compreensão do processo de gestão social nas diferentes esferas de intervenção profissional , da administração e do planejamento social.
    Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL III
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos teórico-práticos alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético-política para a compreensão do processo de gestão nas diferentes esferas de intervenção profissional e de planejamento de projetos sociais participativos.

    Objetivo: - Oferecer elementos para a comprensão do processo de gestão nas diferentes esferas de intervenção profissional e do Planejamento; - Propiciar o desenvolvimento de habilidades quanto a utilização do instrumental técnico-operativo do Planejamento e da Administração na análise, elaboração, implantação e avaliação de planos, programas e projetos de intervenção profissional.
    Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40

  • HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40

  • INFÃNCIA, JUVENTUDE E PROTEÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
  • Ementa: Desenvolvimento e treinamento de habilidades teórico-técnico-operativas para a intervenção profissional, nas dimensões formativa e informativa do processo de aprendizagem. Tomando a problematização teórico-metodológico-política do cotidiano, como categoria básica de trabalho, as oficinas são pensadas como momentos específicos de aprendizado, treino, exercício e desenvolvimento contínuo, atitude crítico-contextual de habilidades instrumentais e técnicas, que permitem ao profissional operar o Serviço Social.
    Objetivo: Objetivo Geral: *Fomentar a apreensão da dimensão política e resignificação dos principais instrumentos e técnicas utilizadas no exercício profissional do Assistente Social. * Objetivos Específicos: *Fomentar a apreensão dos fundamentos históricos-teóricos e metodológicos da dimensão interventiva da profissão expressos na instrumentalidade do cotidiano do Serviço Social *Propiciar conhecimento dos fundamentos teóricos dos instrumentos e técnicas do fazer profissional como ferramentas que compõem a dimensão interventiva da profissão, vinculando-as aos pressupostos teóricos-metodológicos que norteiam a ação profissional; *Estudar os procedimentos e estratégias da dimensão interventiva da profissão, enfatizando os mais comumente utilizados: entrevista, visita domiciliar, reunião, estudo e parecer social , e sua aplicabilidade em realidade institucionais concretas da realidade, distinguindo as ações privativas da profissão e aquelas compartilhadas com outros profissionais; *Evidenciar os valores e princípios do projeto ético-político da profissão e seus desdobramentos no cotidiano profissional.
    Carga horária: 80

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos relativos a produção de conhecimento e o Serviço Social e sobre as principais modalidades de técnicas de pesquisa social utilizadas no processo de trabalho do Serviço Social.
    Objetivo: - Dar continuidade do processo de capacitação do(a) acadêmico(a) na compreensão dos aspecto teórico - metodológicos da pesquisa social ; - Capacitar o(a) acadêmico(a) na coleta e sistematização de dados na pesquisa quantitativa e na pesquisa qualitativa; - Levar o(a) acadêmico(a) a refletir sobre a importância da pesquisa social como elemento do exercício profissional do assistente social.
    Carga horária: 80

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • PODER LOCAL E TERRITORIALIDADE
  • Carga horária: 40

  • POLÍTICA SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • POLÍTICA SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • PREVIDÊNCIA SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • PSICOLOGIA
  • Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL I
  • Ementa: Matrizes Epistemológicas da Psicologia; formas psicológicas e sociológicas da Psicologia Social; Indivíduo, Cultura e Sociedade; abordagens psicossociais: Psicologia Social Científica/Americana/Experimental /Positivista; Ética utilitarista: a história da Psicologia Social a partir da influência positivista; A Nova Psicologia Social, Psicologia Sócio-Histórica;; Construcionismo Social; A História da Psicologia Social ;Formação do Psicólogo Social; Ética do psicólogo social Panorama da Psicologia Social na Atualidade.
    Objetivo: - Apresentar e problematizar a Psicologia Social como campo de saber e de atuação da Psicologia e sua interface interdisciplinar; - Examinar os pressupostos de diferentes abordagens no campo da Psicologia Social; - Analisar os diferentes objetos que se configuram nessa área de conhecimento a partir do cenário mundial e local; - Promover problematizações do cotidiano contemporâneo a partir das ferramentas teóricas e conceituais da Psicologia Social.
    Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL II
  • Carga horária: 40

  • QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO I
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO II
  • Ementa: Considerações sobre o Projeto Ético Político Profissional como direção social para o trabalho do assistente social. O trabalho do Assistente Social quando inserido em processos de trabalho no Poder Judiciário. O trabalho do assistente social quando inserido em processos de trabalho nas organizações não-governamentais.

    Objetivo: Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento e reflexões sobre o debate atual relativo ao Serviço Social e processos de trabalho; Contribuir para o conhecimento do trabalho do assistente social, quando inserido em diferentes processos de trabalho.
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO III
  • Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Ementa: A Política de Assistência Social - da benesse ao Direito Social; O Processo de Implantação do SUAS; As proteções Afiançadas; A Padronização de Serviços; Vigilância Socioassistencial e Sistemas de Informação; Espaços de Controle Social.
    Objetivo: Possibilitar ao acadêmico a compreensão da política de assistência social na perspectiva da implantação do Sistema Único de Assistência Social, Norma Operacional Básica de 2005 e NOB/RH/2006. Acompanhar o debate e a construção das novas bases da gestão da assistência social no Brasil.
    Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • Ementa: Unidade 1. Saúde, desenvolvimento e políticas de saúde no Brasil
    Unidade 2. SUS: legislação, fundamentos e âmbitos de atuação
    Objetivo: Ao final da disciplina, composta de 80 horas/aulas, @s estudantes: a- Serão capazes de discutir criticamente as relações entre mercado, saúde e implantação de políticas, programas e ações de saúde identificando as contradições presentes na realidade; b - Estarão capacitados sobre os principais fundamentos e âmbitos de atuação do SUS de forma a atuar profissionalmente em diferentes atividades do SUS, de forma a compreender a realidade e realizar ações que visam a garantia de direitos c - Estarão aptos a localizar serviços e ações do SUS e correlaciona-los com os direitos sociais e o projeto ético-político da profissão.
    Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA I
  • Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Ementa: Monografia - Desencadear a experiência da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, através do domínio de todo o processo; elaboração de um tema para o Tabalho; procedimentos e uso dos recursos disponíveis; estrutura formal de relatórios; linguagem, redação e apresentação em público.
    Objetivo: 1. Oportunizar o conhecimento dos instrumentais necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC. 2. Orientar e avaliar as diversas etapas na construção do trabalho. 3. Transformar a obrigação do TCC, numa experiência que permita uma revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e um amadurecimento do processo de auto/aprendizagem.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM FAMILIAS
  • Ementa: A família contemporânea; Família e Proteção Social; Trabalho Social com Famílias.
    Objetivo: Discutir as temáticas que envolvem o conhecimento e análise da realidade social da família, visando subsidiar a atuação do assistente social no trabalho social com famílias.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM GRUPOS SÓCIO-EDUCATIVOS
  • Carga horária: 80



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Serviço Social


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