Em 30/05/2016

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» Disciplinas


  • DIREITOS HUMANOS
  • Ementa: Fundamentos Histórico-Filosóficos dos Direitos Humanos. Marco Legal para a garantia os Direitos Humanos como Política Pública. Os Direitos Sociais como Direitos Humanos.
    Objetivo: Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento sobre os direitos humanos; Fomentar uma cultura de direitos humanos; Refletir sobre a garantia dos direitos humanos; Oportunizar a vivência dos direitos humanos em consonância com o Projeto Ético Político do Serviço Social.
    Carga horária: 40

  • ECONOMIA POLÍTICA
  • Carga horária: 40

  • ENVELHECIMENTO HUMANO
  • Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Carga horária: 100

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Ementa: Dimensão interventiva da prática profissional. O fazer profissional: o processo de trabalho no Serviço Social, técnicas, estratégias metodológicas. Enfrentamento teórico-metodológico e ético-político das demandas societárias. Exercício das competências e atribuições previstas na legislação em vigor.
    Objetivo: - Possibilitar ao acadêmico a elaboração e o desenvolvimento da proposta de intervenção, relacionando-a com os referenciais teóricos-metodológicos do Serviço Social; - Proporcionar ao acadêmico condições de sistematizar conhecimentos a partir de sua prática de estágio, à luz dos referenciais teóricos-metodológicos do Serviço Social e áreas afins; - Articular os conteúdos obtidos no transcorrer do curso e no Estágio Supervisionado I, com as demandas da área de intervenção, estabelecendo novas propostas metodológicas de atuação profissional; - Habilitar o acadêmico para o desenvolvimento de atividades teórico-práticas supervisionadas na área de Serviço Social, nos campos de estágio, através da definição, estudo e utilização de instrumental técnico operativo.
    Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Ementa: Subsidios para análise da intervenção do estagiário no campo de estágio.
    A produção do conhecimento a partir do processo vicenciado quando da intervenção no campo de estágio.
    Objetivo: Objetivos: - Possibilitar ao aluno o desenvolvimento da análise da realidade vivenciada, aprendendo os aspectos teóricos, técnicos e políticos de sua intervenção; - Proporcionar ao aluno condições de sistematizar conhecimentos a partir de sua prática, à luz de referencial teórico-metodológico; - Articular os conteúdos obtidos no transcorrer do Curso e na disciplina de Estágio Supervisionado, com as demandas da área de intervenção, estabelecendo novas propostas para a atuação profissional; - Habilitar o aluno para o desenvolvimento de atividades teórico-práticas de Serviço Social, através da análise teórica da sua intervenção
    Carga horária: 40

  • ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
  • Ementa: QUESTÕES ÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS-FILOSÓFICOS
    OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DA DIMENSÃO ÉTICO-MORAL DA VIDA SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL
    A CONSTRUÇÃO DO 'ETHOS' PROFISSIONAL: VALORES E IMPLICAÇÕES NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
    Objetivo: - Propiciar discussão, debate e conhecimento, sobre o ser social, a relação moral, a ética, as categorias éticas fundamentais, os fundamentos da ética profissional, sua trajetória histórica, o projeto profissional, seus princípios e valores; - Propiciar discussão e debate sobre a ética, compreendendo-a no âmbito da atividade profissional, política e social; - Estudar o Código de Ética do assistente social e a Lei de Regulamentação da Profissão na perspectiva das suas potencialidades e estratégias que permite e possibilita explicitar as várias dimensões do projeto ético-político profissional .
    Carga horária: 80

  • FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
  • Carga horária: 40

  • FUND. FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL I
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimento teórico alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético- política
    para a compreensão da filosofia no processo de pesquisa, planejamento e processo de trabalho do Serviço Social
    Objetivo: 1. Oportunizar momentos de reflexão filosófica para a compreensão da realidade social e cultural. 2. Oferecer subsídios teórico-filosóficos para a construção de um pensamento pós-crítico. 3. Proporcionar através dos conteúdos trabalhados a compreensão da articulação entre os modos de pensar e agir do ser humano nos seus diferentes contextos e do Serviço Social.
    Carga horária: 80

  • FUND.FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST. TEÓRICO METOD. DO SERVIÇO SOCIAL VI
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEORICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL III
  • Ementa: I. A EVOLUÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL;
    II. SERVIÇO SOCIAL TRADICIONAL - PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLOGICAS.
    Objetivo: - Aprender o pensamento do Serviço Social no Brasil, identificando suas raízes históricas, teóricas e metogologicas a partir da análise da incorporação do conteúdo doutrinario europeu e da produção americana. - Possibilitar aos alunos elementos para uma compreensão crítica e historicamente situada da profissão de serviço social na sociedade brasileira, bem como de sua inserção enquanto cidadão e futuro profissional. - Estimular nos alunos o desenvolvimento de uma postura científica frente a análise do exercício profissional, no sentido de superar uma visão fragmentada e imediatista da sociedade e do serviço social. - Propiciar o conhecimento da abordagem do serviço social e as alternativas de educação e cultura popular no Brasil, enquanto respostas teórico-práticas do serviço social clássico nos marcos do desenvolvimento.
    Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL V
  • Ementa: I. MATTRIZES TEÓRICAS DO CONHECIMENTO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO;
    II. PLURALISMO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL;
    III. CATEGORIAS BÁSICAS PARA ANÁLISE DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL.
    Objetivo: Objetivos: - Identificar as principais correntes da producao teorico-metodologica do servico social, dentro das conjunturas historicas dos diferentes momentos, a partir do Movimento de Reconceituacao ate os dias atuais. - municiar o graduando com a apreensão das categorias de análise de conjuntura para o exercício profissional
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS
  • Carga horária: 40

  • GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL I
  • Ementa: 1. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SERVIÇOS NAS DIVERSAS ÁREAS SOCIAIS(1ªPARTE)2.FUNÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA,EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL(1ªPARTE)3.AS TEORIAS ORGANIZACIONAIS E OS MODELOS GERENCIAIS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E NAS POLÍTICAS SOCIAIS(1ª PARTE)
    Objetivo: - Introduzir ao estudo da administração e do planejamento social no âmbito das organizações privadas, do poder público e, particulamente, na área social; - Oferecer elementos para compreensão do processo de gestão social nas diferentes esferas de intervenção profissional , da administração e do planejamento social.
    Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL III
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos teórico-práticos alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético-política para a compreensão do processo de gestão nas diferentes esferas de intervenção profissional e de planejamento de projetos sociais participativos.

    Objetivo: - Oferecer elementos para a comprensão do processo de gestão nas diferentes esferas de intervenção profissional e do Planejamento; - Propiciar o desenvolvimento de habilidades quanto a utilização do instrumental técnico-operativo do Planejamento e da Administração na análise, elaboração, implantação e avaliação de planos, programas e projetos de intervenção profissional.
    Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40

  • HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40

  • INFÃNCIA, JUVENTUDE E PROTEÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
  • Ementa: Desenvolvimento e treinamento de habilidades teórico-técnico-operativas para a intervenção profissional, nas dimensões formativa e informativa do processo de aprendizagem. Tomando a problematização teórico-metodológico-política do cotidiano, como categoria básica de trabalho, as oficinas são pensadas como momentos específicos de aprendizado, treino, exercício e desenvolvimento contínuo, atitude crítico-contextual de habilidades instrumentais e técnicas, que permitem ao profissional operar o Serviço Social.
    Objetivo: Objetivo Geral: *Fomentar a apreensão da dimensão política e resignificação dos principais instrumentos e técnicas utilizadas no exercício profissional do Assistente Social. * Objetivos Específicos: *Fomentar a apreensão dos fundamentos históricos-teóricos e metodológicos da dimensão interventiva da profissão expressos na instrumentalidade do cotidiano do Serviço Social *Propiciar conhecimento dos fundamentos teóricos dos instrumentos e técnicas do fazer profissional como ferramentas que compõem a dimensão interventiva da profissão, vinculando-as aos pressupostos teóricos-metodológicos que norteiam a ação profissional; *Estudar os procedimentos e estratégias da dimensão interventiva da profissão, enfatizando os mais comumente utilizados: entrevista, visita domiciliar, reunião, estudo e parecer social , e sua aplicabilidade em realidade institucionais concretas da realidade, distinguindo as ações privativas da profissão e aquelas compartilhadas com outros profissionais; *Evidenciar os valores e princípios do projeto ético-político da profissão e seus desdobramentos no cotidiano profissional.
    Carga horária: 80

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos relativos a produção de conhecimento e o Serviço Social e sobre as principais modalidades de técnicas de pesquisa social utilizadas no processo de trabalho do Serviço Social.
    Objetivo: - Dar continuidade do processo de capacitação do(a) acadêmico(a) na compreensão dos aspecto teórico - metodológicos da pesquisa social ; - Capacitar o(a) acadêmico(a) na coleta e sistematização de dados na pesquisa quantitativa e na pesquisa qualitativa; - Levar o(a) acadêmico(a) a refletir sobre a importância da pesquisa social como elemento do exercício profissional do assistente social.
    Carga horária: 80

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • PODER LOCAL E TERRITORIALIDADE
  • Ementa: Conceito de gestão de territorialidade. Poder Público: competências, experiências e novas condutas. Práticas recentes de planejamento e gestão do território no Brasil. O planejamento como instrumento técnico e político. Instrumentos de ordenação do território. Agentes co-gestores da organização do espaço. Categorias de análise do território. Técnicas aplicadas ao planejamento territorial. Políticas territoriais em questão
    Objetivo: Geral: Possibilitar aos discentes a construção da concepção do território como espaço de identidade e existência da vida cotidiana e poder local como categoria de correlação de forças na contradição das relações de produção da vida. Específicos: *apreensão da concepção de território, territorialidade e temporalidade dos espaços geográficos; * apreensão da concepção de multideterminações da concepção de poder local e sua manifestação na vida cotidiana; *compreensão das categorias territorialidade e poder local na concepção de políticas sociais públicas e privadas e sua interface no exercício do Serviço Social.
    Carga horária: 40

  • POLÍTICA SOCIAL I
  • Ementa: As teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. O desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social.O papel dos sujeitos políticos na formação das políticas sociais públicas e privadas. O papel das políticas sociais na constituição da esfera pública.
    Objetivo: Possibilitar aos estudantes a leitura crítica da constituição e implementação das das políticas sociais e a relação com a categoria
    Carga horária: 80

  • POLÍTICA SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • PREVIDÊNCIA SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • PSICOLOGIA
  • Ementa: Definição e evolução da ciência psicológica. As teorias fundamentais do comportamento humano. As áreas de especialização em psicologia .Teorias do Desenvolvimento Humano.
    Objetivo: O aluno deverá ser capaz de : * Conhecer as contribuições da Psicologia, como ciência do comportamento, para o profissional do Serviço Social. * Discutir as principais teorias psicológicas e a contribuição das mesmas para a personalidade humana. * Conhecer as teorias do Desenvolvimento Humano, da concepção à morte.
    Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL II
  • Ementa: A Psicologia Social da atualidade e suas temáticas de relevância. Processos coletivos e produção de conhecimentos. A importância das interações sociais e as relações de poder. A relação entre individuo e sociedade, objetividade e subjetividade, privilegiando a diversidade e as diferenças.
    Objetivo: Situar a Psicologia Social da atualidade e discutir suas temáticas de relevância; Destacar a importância das interações sociais e as relações de poder; Problematizar a relação entre individuo e sociedade, objetividade e subjetividade, privilegiando a diversidade e as diferenças.
    Carga horária: 40

  • QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL
  • Ementa: Conceitos de questão social nos marcos sociohistóricos do Serviço Social
    As expressões da questão social nos marcos da mundialização do capital e o contexto latinoamericano
    As expressões da questão social em Mato Grosso do Sul e os desafios profissionais
    Objetivo: Possibilitar aos estudantes a aproximação com os debates sobre a questão social, buscando a aproximação com a realidade local e os desafios profissionais.
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO I
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO II
  • Ementa: Considerações sobre o Projeto Ético Político Profissional como direção social para o trabalho do assistente social. O trabalho do Assistente Social quando inserido em processos de trabalho no Poder Judiciário. O trabalho do assistente social quando inserido em processos de trabalho nas organizações não-governamentais.

    Objetivo: Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento e reflexões sobre o debate atual relativo ao Serviço Social e processos de trabalho; Contribuir para o conhecimento do trabalho do assistente social, quando inserido em diferentes processos de trabalho.
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO III
  • Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Ementa: A Política de Assistência Social - da benesse ao Direito Social; O Processo de Implantação do SUAS; As proteções Afiançadas; A Padronização de Serviços; Vigilância Socioassistencial e Sistemas de Informação; Espaços de Controle Social.
    Objetivo: Possibilitar ao acadêmico a compreensão da política de assistência social na perspectiva da implantação do Sistema Único de Assistência Social, Norma Operacional Básica de 2005 e NOB/RH/2006. Acompanhar o debate e a construção das novas bases da gestão da assistência social no Brasil.
    Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA I
  • Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Ementa: Monografia - Desencadear a experiência da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, através do domínio de todo o processo; elaboração de um tema para o Tabalho; procedimentos e uso dos recursos disponíveis; estrutura formal de relatórios; linguagem, redação e apresentação em público.
    Objetivo: 1. Oportunizar o conhecimento dos instrumentais necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC. 2. Orientar e avaliar as diversas etapas na construção do trabalho. 3. Transformar a obrigação do TCC, numa experiência que permita uma revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e um amadurecimento do processo de auto/aprendizagem.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM FAMILIAS
  • Ementa: A família contemporânea; Família e Proteção Social; Trabalho Social com Famílias.
    Objetivo: Discutir as temáticas que envolvem o conhecimento e análise da realidade social da família, visando subsidiar a atuação do assistente social no trabalho social com famílias.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM GRUPOS SÓCIO-EDUCATIVOS
  • Carga horária: 80



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