Em 29/08/2016

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» Disciplinas


  • DIREITOS HUMANOS
  • Ementa: Conceito de Direitos Humanos. Fundamentação histórica e filosófica dos Direitos Humanos. Historicidade dos Direitos Humanos. Limitação do Poder do Estado. Precedentes históricos dos direitos fundamentais. As gerações de Direitos Humanos. As liberdades Públicas. Direitos econômicos e sociais. Os direitos de solidariedade. A proteção dos Direitos Humanos. A proteção regional e global dos direitos humanos. Tratados e instrumentos internacionais de Direitos Humanos. Sistema brasileiro de proteção dos direitos humanos. Proteção dos direitos das minorias.
    Objetivo: Levar ao conhecimento do aluno a teoria atualizada sobre os direitos humanos, bem como a sua realização na prática cotidiana dos Estados e das Sociedades, com atenção especial ao Brasil e ao Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de análises de casos.
    Carga horária: 40

  • ECONOMIA POLÍTICA
  • Ementa: Conceitos básicos de economia, Principais pensadores econômicos, Teoria da Oferta e Demanda aplicada aos mercados de bens, de moeda, externo e público, Crescimento e Desenvolvimento econômicos.
    Objetivo: Aprender os conceitos básicos da ciência econômica, principalmente sobre variáveis usualmente tratadas nos meios de comunicação, para avaliação da conjuntura econômica nacional e mundial. Identificar a origem dos principais argumentos econômicos ao longo da História do Pensamento Econômico. Discutir temas da atualidade econômica nacional e local, utilizando os conceitos aprendidos.
    Carga horária: 40

  • ENVELHECIMENTO HUMANO
  • Ementa: Envelhecimento Humano e Envelhecimento Populacional.Teorias sociais do envelhecimento. O Arcabouço legal e a mudança de paradigma no trato da questão da velhice na sociedade brasileira.
    Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos atualizados sobre o processo de envelhecimento, indicadores e políticas sociais. Fornecer subsidios para que os acadêmicos posssam atuar de forma qualificada neste espaço socio ocupacional em franca expansão.
    Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Ementa: A Prática de Ensino na Formação do professor - concepções e fundamentos.Estágio Curricular: propostas e possibilidades.Relatório e Avaliação
    Objetivo: Oportunizar ao acadêmico experiências concretas de ensino que contribuam para sua formação profissional. Compreender a importância do estágio supervisionado dentro da disciplina , proporcionando praticar o ensinar em condições normais de sala de aula.
    Carga horária: 100

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Carga horária: 40

  • ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
  • Carga horária: 40

  • FUND. FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST. TEÓRICO METOD. DO SERVIÇO SOCIAL VI
  • Ementa: O processo de profissionalização do Serviço Social nas sociedades nacionais, enquanto especialização do trabalho. As fontes teóricas que fundamentam historicamente o Serviço Social e análise de sua incorporação nos modos de pensar e atuar da profissão em suas expressões particulares na Europa, na América do Norte e na América Latina, prioritariamente no Brasil. O debate contemporâneo do Serviço Social.
    Objetivo: Relacionar o Projeto ético-político da profissão aos campos das emancipações política e humana.
    Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEORICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL IV
  • Ementa: O processo de profissionalização do Serviço Social nas sociedades nacionais, enquanto especialização do trabalho. As fontes teóricas que fundamentam historicamente o Serviço Social e análise de sua incorporação nos modos de pensar e atuar da profissão em suas expressões particulares na Europa, na América do Norte e na América Latina, prioritariamente no Brasil. O debate contemporâneo do Serviço Social
    Objetivo: Conhecer as categorias teóricas básicas para análise da realidade. Refletir sobre o papel do profissional frente às diversas concepções teórico-metodológicas do Serviço Social; Aprender os referenciais que informam a teoria e a prática do Serviço Social contemporâneo.
    Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL V
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS
  • Carga horária: 40

  • GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL II
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimento teórico alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético-política para a compreensão do planejamento e da administração nos diferentes lócus de trabalho do(a) assistente social referente a planejamento e gestão em Serviço Social , funções de administração e planejamento , e as teorias organizacionais e os modelos gerenciais na organização do trabalho e a sua incidência na pesquisa, no planejamento, na avaliação e no processo de trabalho do Serviço Social.
    Objetivo: - Propiciar ao(a) acadêmico(a) subsídios teóricos, críticos e reflexivos sobre as diversas abordagens da Administração e sua aplicação em orgãos da administração pública, empresas e organizações de sociedade civil; - Propiciar ao(a) acadêmico(a) subsídios teóricos, críticos e reflexivos sobre o processo de planejamento e o estabelecimento de políticas que definem sua aplicação em órgãos de administração pública, empresas e organizações de sociedade civil; - Propiciar ao(a) acadêmico(a) capacitação para a elaboração, coordenação, execução e avaliação de projetos na área de Serviço Social;
    Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL IV
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimento teórico alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético-política para compreensão do planejamento e gestão de serviços nas diversas áreas sociais no que se refere a sistema de avaliação , o processo orçamentário , o financiamento de políticas sociais e o os fundos especiais ; das funções de administração e planejamento no que se refere avaliação de políticas e programas sociais , gerenciamento da qualidade total, terceiro setor , treinamento e desenvolvimento de pessoas e as modernas e contemporâneas teorias organizacionais e modelos gerenciais na organização do trabalho e nas políticas sociais e as suas influências na pesquisa,planejamento,avaliação e processo de trabalho do Serviço Social.
    Objetivo: 1 – Propiciar ao acadêmico subsídios para o conhecimento e reflexão sobre os processos administrativos em geral que regem e/ ou conduzem a prestação de serviços ; 2 – Propiciar ao acadêmico subsídios para o conhecimento e reflexão sobre as novas formas e/ ou alternativas de organização do processo de trabalho das organizações contemporâneas
    Carga horária: 80

  • HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40

  • HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40

  • INFÃNCIA, JUVENTUDE E PROTEÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Ementa: Fundamentos de metodologia científica. Produção de texto científico. Modalidades de pesquisa. Técnicas para coleta de dados e informações.
    Normatização para redação de textos científicos.
    Objetivo: Familiarizar os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Direito, nos fundamentos da metodologia científica e da ciência jurídica. Fundamentar o processo de produção do texto científico estimulando o conhecimento e o exercício de redação do texto científico no campo jurídico. Conhecer e dominar as modalidades e técnicas de pesquisa necessárias ao processo de produção do conhecimento acadêmico. Apresentar a normatização da ABNT para a redação dos textos científicos através de exercícios práticos.
    Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimento teórico alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ética - política para que o (a) acadêmico(a) possa compreender como a produção do conhecimento sobre o ser social se articula com a prática profissional e a identificação da situação da pesquisa social no debate contemporâneo e sua incidência no Serviço Social.
    Objetivo: - Oferecer subsídios teóricos sobre os aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa social; - Propiciar ao acadêmico a identificação da situação da pesquisa social no debate contemporâneo e a sua incidência no Serviço Social; - Proporcionar ao acadêmico a compreenção da produção do conhecimento sobre o ser social articulado ao processo de trabalho no Serviço Social;
    Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL III
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimento teórico alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético-política para a compreensão do planejamento e gestão nos diferentes lócus de trabalho do(a) assistente social para a concepção , elaboração e realização de projetos de pesquisa; a análise e interpretação de dados na pesquisa qualitativa e na pesquisa quantitativa ; a leitura e interpretação de indicadores sócio-econômicos ; e no conhecimento e aplicação da estatística aplicada à pesquisa em Serviço Social.
    Objetivo: - Dar continuidade do processo de capacitação do(a) acadêmico(a) na compreensão dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa social ; - Capacitar o(a) acadêmico(a) na coleta e sistematização de dados na pesquisa quantitativa e na pesquisa qualitativa ; - Capacitar o(a) acadêmico(a) na elaboração e formulação de projetos de pesquisa como atividade integrante do exercício profissional e etapa preparatória para a elaboração da monografia de conclusão de curso requerida para obtenção do título de bacharel em Serviço Social.
    Carga horária: 80

  • PODER LOCAL E TERRITORIALIDADE
  • Carga horária: 40

  • POLÍTICA SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • POLÍTICA SOCIAL II
  • Ementa: Desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social; Análise comparada de políticas sociais; Transformações no mundo do trabalho e as novas formas de regulação social
    Objetivo: Oferecer subsídios para análise crítica das políticas sociais no Brasil, de forma que possam apropriar-se dos principais conceitos trabalhados atualmente e os desafios para garantia de direitos, especialmente os papeis desempenhados enquanto categoria e no cotidiano profissional.
    Carga horária: 80

  • PREVIDÊNCIA SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • PSICOLOGIA
  • Ementa: Introdução à Psicologia; Estudo da Personalidade e Comportamento Humano; Motivação
    e liderança; Inteligência; Fundamentos do Comportamento dos Grupos; Jogos;
    Liderança; Relacionamento Interpessoal; Tópicos Emergentes.
    Objetivo: Demonstrar as contribuições da Psicologia como Ciência e Profissão na área de ciências contábeis a fim de preparar os acadêmicos para um exercício profissional humanizado, tendo a compreensão das relações interpessoais e do indivíduo com o ambiente.
    Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL II
  • Ementa: Construção Social da Realidade. Estudo da Linguagem. O Indivíduo e as instituições: Família, Escola e o Mundo do trabalho. Subjetividade. Psicologia Política. Identidade e Teoria das Representações Sociais.
    Objetivo: - Propiciar uma busca de conhecimentos que superem o modelo da psicologia individualista e tecnicista; - Propiciar discussões que busquem a compreensão do processo de constituição do homem pela perspectiva dos estudos das mediações sociológicas e psicossociais; - Conhecer alguns temas fundamentais da Psicologia Social.
    Carga horária: 40

  • QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIAL
  • Ementa: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL
    O ESTADO BRASILEIRO E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DE DEFESA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL
    A LEGISLAÇÃO SOCIAL COMO SUPORTE PARA INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL.
    Objetivo: Identificar os princípios e normas Constitucionais do Brasil. Propiciar aos discentes a discussão sobre a análise crítica da constituição do Direito e de cidadania como fundamento da sociedade burguesa. Propiciar o conhecimento teórico das legislações sociais como suporte para atuação profissional na perspectiva da crítica ao Estado de direito democrático
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO I
  • Ementa: O trabalho na sociedade capitalista. Crise capitalista contemporânea e as transformações no mundo do trabalho. Trabalho e Serviço Social.
    Objetivo: . Possibilitar ao aluno o conhecimento sobre as categorias trabalho e processo de trabalho; . Contribuir para adensar as discussões sobre as transformações no mundo do trabalho; . Possibilitar a compreensão do aluno sobre o Serviço Social como especialização do trabalho coletivo inserido nos diferentes processos de trabalho
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO II
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO III
  • Ementa: O Assistente Social inserido nos processos de trabalho relativos às políticas sociais que compõem a Seguridade Social: Assistência Social, Saúde e Previdência Social. Supervisão em Serviço Social
    Objetivo: Possibilitar ao aluno o conhecimento sobre o trabalho do assistente social quando inserido nos processos de trabalho relativos à implementação das políticas sociais que compõem a Seguridade Social. Capacitar o aluno para a supervisão em Serviço Social.
    Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • Ementa: Unidade 1. Saúde, desenvolvimento e políticas de saúde no Brasil
    Unidade 2. SUS: legislação, fundamentos e âmbitos de atuação
    Objetivo: Ao final da disciplina, composta de 80 horas/aulas, @s estudantes: a- Serão capazes de discutir criticamente as relações entre mercado, saúde e implantação de políticas, programas e ações de saúde identificando as contradições presentes na realidade; b - Estarão capacitados sobre os principais fundamentos e âmbitos de atuação do SUS de forma a atuar profissionalmente em diferentes atividades do SUS, de forma a compreender a realidade e realizar ações que visam a garantia de direitos c - Estarão aptos a localizar serviços e ações do SUS e correlaciona-los com os direitos sociais e o projeto ético-político da profissão.
    Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA I
  • Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • Ementa: Monografia - Desencadear a experiência da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, através do domínio de todo o processo; elaboração de um tema para o Tabalho; procedimentos e uso dos recursos disponíveis; estrutura formal de relatórios; linguagem, redação e apresentação em público.
    Objetivo: 1. Oportunizar o conhecimento dos instrumentais necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC. 2. Orientar e avaliar as diversas etapas na construção do trabalho. 3. Transformar a obrigação do TCC, numa experiência que permita uma revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e um amadurecimento do processo de auto/aprendizagem.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM FAMILIAS
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM GRUPOS SÓCIO-EDUCATIVOS
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos teórico-práticos acerca do grupo como realidade social, bem como sobre as diversas técnicas e dinâmicas de trabalho com grupos no processo de trabalho do assistente social. Tem por objetivo demonstrar a importância do trabalho social com grupos socioeducativos e as formas de atuação de um facilitador, vivenciando as diversas técnicas e dinâmicas de grupos.
    Objetivo: Demonstrar a importância do trabalho social com grupos socioeducativos; Oferecer conhecimentos teórico-práticos acerca do grupo como realidade social; Conhecer as diversas técnicas e dinâmicas de trabalho com grupos no processo de trabalho do assistente social; Examinar as formas de atuação de um facilitador.
    Carga horária: 80



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