Reflexão 01/09 Lucas 4, 16-30

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» Disciplinas


  • DIREITOS HUMANOS
  • Ementa: 1. Conceito.
    2. Fundamentação histórica e filosófica.
    3. Historicidade dos Direitos.
    4 Limitação do Poder.
    5. Precedentes históricos dos direitos fundamentais.
    6. As gerações de direitos humanos.
    7. As liberdades Públicas.
    8. Direitos econômicos e sociais.
    9. Os direitos de solidariedade.
    10. A proteção dos direitos humanos.
    11. Os regimes excepcionais
    12. A proteção regional e global dos direitos humanos.
    12.1 Tratados e instrumentos internacionais de direitos humanos;
    12.2 Sistema Interamericano de direitos humanos;
    12.3. Sistema brasileiro de proteção dos direitos humanos.
    13. Proteção dos direitos das minorias.
    13.1 A questão indígena;
    13.2 A questão carcerária;
    13.3 O racismo;
    14. Proteção da mulher, criança, adolescente, portadores de necessidades especiais e do idoso
    Objetivo: Levar ao conhecimento do aluno a teoria atualizada sobre os direitos humanos, bem como a sua realização na prática cotidiana dos Estados e das Sociedades, com atenção especial ao Brasil e ao Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de análises de casos.
    Carga horária: 40

  • ECONOMIA POLÍTICA
  • Carga horária: 40

  • ENVELHECIMENTO HUMANO
  • Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Ementa: A Prática de Ensino na Formação do professor - concepções e fundamentos.Estágio Curricular: propostas e possibilidades.Relatório e Avaliação
    Objetivo: Oportunizar ao acadêmico experiências concretas de ensino que contribuam para sua formação profissional. Compreender a importância do estágio supervisionado dentro da disciplina , proporcionando praticar o ensinar em condições normais de sala de aula.
    Carga horária: 100

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Ementa: Negociação; Ambiente de Trabalho; Os desafios de liderar diferentes gerações; Meritocracia; Desenvolvimento Gerencial; Pensamento sistêmico; Aprendizado organizacional; Visão de Futuro; Dirigindo Pessoas, comunicação e construção de equipes; Geração de valor; Rightsizing; Downsizing; Contratação de executivos; Formação Gerencial; Job-rotation Gerencial; Selo de Qualidade; ISO 9000; SA 8000; Aprendizagem gerencial; Empresas que fracassaram: o que apreender? Gestores de sucesso de MS; Comunicação Tecnocreática; Tomadas de decisões em cenários complexos; Empresas Ponto.com; 8 I’s da Imbatibilidade; Contribuições de Max Weber; Contribuições de Henri Fayol; Contribuições de Elton Mayo; Contribuições de Frederick Taylor; Contribuições de Adam Smith; Contribuições de Joseph Schumpeter; Pensamento vertical e lateral; Pensamento crítico e analítico; Pensamento estratégico; Estratégias na qualidade de serviços; Abordagem Incremental; Abordagem por amostragem; Modelo político de decisão; Lidando com situações adversas; Administração do tempo; Decisões não programadas; Relacionamento com os clientes; Empresa familiar: cultura; Empresa familiar: papeis e relacionamentos; Empresa familiar: gestão; Gestão de riscos; Integridade numa economia de expansão; Meio ambiente: custo ou oportunidade?
    Objetivo: Dinamizar nos alunos a aprendizagem através da troca de conhecimentos nas abordagens na dinâmica moderna do mercado de trabalho. Vivenciar situações que ocorrem no mercado de trabalho a fim de oportunizar nos alunos tomadas de decisões. Preparar os acadêmicos na gestão empresarial.
    Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Carga horária: 40

  • ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
  • Ementa: Povoamento e Colonização. Sociedade, economia e política no Império e Repùplica
    Objetivo: Conhecimento das particularidades da formaçao social brasileira, inserida na divisão interncional do trabalho, a ser analisado em seu movimento estrutural e conjuntural, na todalidade das esferas economica, politico-ideologica e sócio-cultural.
    Carga horária: 40

  • FUND. FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL II
  • Ementa: PRINCIPAIS CORRENTES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO SERVIÇO SOCIAL ;
    QUESTÕES DA FILOSOFIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA ;
    OS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA POLÍTICA MODERNA.
    Objetivo: - Oportunizar momentos de reflexão filosófica para a compreensão da realidade social e cultural. - Oferecer subsídios teórico-filosóficos para a construção de um pensamento pós-crítico. - Proporcionar através dos conteúdos trabalhados a compreensão da articulação entre os modos de pensar e agir do ser humano nos seus diferentes contextos.
    Carga horária: 80

  • FUND.HIST. TEÓRICO METOD. DO SERVIÇO SOCIAL VI
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEORICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL V
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS
  • Ementa: Antropologia Cultural e Cultura Brasileira.
    Objetivo: Oferecer subsídios que levem os alunos a ter uma visão geral da Antropologia como instrumento de compreensão da complexidade da natureza humana, de comportamentos sociais e da sociedade brasileira.
    Carga horária: 40

  • GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL II
  • Ementa: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL NAS DIVERSAS ÁREAS SOCIAIS ;
    FUNÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA , EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ;
    AS TEORIAS ORGANIZACIONAIS E OS MODELOS GERENCIAIS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO.
    Objetivo: - Propiciar ao(a) acadêmico(a) subsídios teóricos, críticos e reflexivos sobre as diversas abordagens da Administração e sua aplicação em orgãos da administração pública, empresas e organizações de sociedade civil; - Propiciar ao(a) acadêmico(a) subsídios teóricos, críticos e reflexivos sobre o processo de planejamento e o estabelecimento de políticas que definem sua aplicação em órgãos de administração pública, empresas e organizações de sociedade civil; - Propiciar ao(a) acadêmico(a) capacitação para a elaboração, coordenação, execução e avaliação de projetos na área de Serviço Social;
    Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL IV
  • Ementa: PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SERVIÇOS NAS DIVERSAS ÁREAS SOCIAIS;
    FUNÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA , EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ;
    AS TEORIAS ORGANIZACIONAIS E OS MODELOS GERENCIAIS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E NAS POLÍTICAS SOCIAIS.
    Objetivo: 1 – Propiciar ao acadêmico subsídios para o conhecimento e reflexão sobre os processos administrativos em geral que regem e/ ou conduzem a prestação de serviços (PARTE 4); 2 – Propiciar ao acadêmico subsídios para o conhecimento e reflexão sobre as novas formas e/ ou alternativas de organização do processo de trabalho das organizações contemporâneas
    Carga horária: 80

  • HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40

  • HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40

  • INFÃNCIA, JUVENTUDE E PROTEÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos teórico-prático alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ética- política para que o (a) acadêmico(a) possa compreender como a produção do conhecimento sobre o ser social se articula com a prática profissional e a identificação da situação da pesquisa social no debate contemporâneo e sua incidência no Serviço Social.
    Objetivo: - Oferecer subsídios teóricos sobre os aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa social; - Propiciar ao acadêmico a identificação da situação da pesquisa social no debate contemporâneo e a sua incidência no Serviço Social; - Proporcionar ao acadêmico a compreenção da produção do conhecimento sobre o ser social articulado ao processo de trabalho no Serviço Social;
    Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL III
  • Ementa: CONCEPÇÃO,ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA. ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. OS MÉTODOS E/OU TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS EM PESQUISA SOCIAL. O RELATÓRIO DE PESQUISA
    Objetivo: - Dar continuidade do processo de capacitação do(a) acadêmico(a) na compreensão dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa social ; - Capacitar o(a) acadêmico(a) na coleta e sistematização de dados na pesquisa quantitativa e na pesquisa qualitativa ; - Capacitar o(a) acadêmico(a) na elaboração e formulação de projetos de pesquisa como atividade integrante do exercício profissional e etapa preparatória para a elaboração da monografia de conclusão de curso requerida para obtenção do título de bacharel em Serviço Social.
    Carga horária: 80

  • PODER LOCAL E TERRITORIALIDADE
  • Carga horária: 40

  • POLÍTICA SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • POLÍTICA SOCIAL II
  • Ementa: Principais abordagens teóricas da política social e da cidadania. Natureza e desenvolvimento das políticas sociais no Brasil.Organização e gestão das políticas sociais no Brasil. As politicas brasileiras de seguridade social.
    Objetivo: Oferecer subsídios teóricos aos acadêmicos do Serviço Social sobre politica social e cidadania, contribuindo com a compreensão e análise crítica do processo de gestão e financiamento das políticas sociais no Brasil, tendo em vista a elaboração de políticas setoriais e por segmentos.
    Carga horária: 80

  • PREVIDÊNCIA SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • PSICOLOGIA
  • Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL II
  • Ementa: Construção Social da Realidade, estudo da Linguagem; o Indivíduo e as instituições: Família, Escola e o Mundo do trabalho; Subjetividade; Psicologia Política; Identidade e Teoria das Representações Sociais.
    Objetivo: Apresentar curiosidade, crítica, insatisfação e busca de conhecimentos que superem o modelo da psicologia individualista e técnicista; Alimentar discussões que busquem a compreensão do processo de constituição do homem pela perspectiva dos estudos das mediações sociológicas e psicossociais; Apresentar um olhar local sobre os indivíduos, a sociedade e o exercício profissional; Conhecer o processo de constituição da Identidade e a teoria das Representações Sociais de Sesrge Moscovici.
    Carga horária: 40

  • QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIAL
  • Ementa: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL
    O ESTADO BRASILEIRO E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DE DEFESA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL
    A LEGISLAÇÃO SOCIAL COMO SUPORTE PARA INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL.
    Objetivo: Identificar os principios e normas Constitucionais do Brasil. Propiciar aos graduandos a discussão sobre a constituição das instituições de direito no Brasil, a estruturação dos direitos e garantias fundamentais da cidadania. Propiciar o conhecimento teórico das legislações sociais como suporte para atuação profissional, nas questões de políticas de direitos sociais, de forma que venha desenvolver as ações de cunho sócio-educativo pertinente ao profissional do Serviço Social no seu segmento de atuação.
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO I
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO II
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO III
  • Ementa: O Assistente Social inserido nos processos de trabalho relativos às políticas sociais que compõem a Seguridade Social: Assistência Social, Saúde e Previdência Social. Supervisão em Serviço Social
    Objetivo: Possibilitar ao aluno o conhecimento sobre o trabalho do assistente social quando inserido nos processos de trabalho relativos à implementação das políticas sociais que compõem a Seguridade Social. Capacitar o aluno para a supervisão em Serviço Social.
    Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • Ementa: Unidade 1. Saúde, desenvolvimento e políticas de saúde no Brasil
    Unidade 2. SUS: legislação, fundamentos e âmbitos de atuação
    Objetivo: Ao final da disciplina, composta de 80 horas/aulas, @s estudantes: a- Serão capazes de discutir criticamente as relações entre mercado, saúde e implantação de políticas, programas e ações de saúde identificando as contradições presentes na realidade; b - Estarão capacitados sobre os principais fundamentos e âmbitos de atuação do SUS de forma a atuar profissionalmente em diferentes atividades do SUS, de forma a compreender a realidade e realizar ações que visam a garantia de direitos c - Estarão aptos a localizar serviços e ações do SUS e correlaciona-los com os direitos sociais e o projeto ético-político da profissão.
    Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA I
  • Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA II
  • Ementa: A disciplina estua as diversas correntes de pensamentos e suas contribuições para a construção social que influenciam a formação dos diversos movimentos sociais, bem como a inflência do aspecto da globalização e sua força de mudança nos rumos do mundo contemporâneo.
    Objetivo: . Compreender a sociologia contemporânea e o pensamento sociológico brasileiro. . Identificar e analisar grandes temáticas do mundo contemporâneo. .Refletir sobre aspectos da sociedade globalizada e suas consequências sociais
    Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • Ementa: A elaboração da monografia propiciará ao(a) acadêmico(a) a produção científica sobre tema de relevância para o Serviço Social , tendo a realidade do lócus de estágio , de extensão ou de Programa de Iniciação Científica (PIBIC) contribuindo no entendimento das questões que envolvem o trabalho de campo, a captação dos dados e a sua análise.
    Objetivo: - Contribuir para a produção científica do Serviço Social ; - Aprofundar o conhecimento teórico sobre as expressões da questão social e refletir sobre as formas de enfrentamento das mesmas; - Propiciar a compreensão sobre os limites e possibilidades da prática profissional do(a) assistente social; - Expressar o conhecimento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo adquiridos no curso.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM FAMILIAS
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM GRUPOS SÓCIO-EDUCATIVOS
  • Carga horária: 80



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Serviço Social


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