11/05/2015 - João 15, 26-16, 4a

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» Disciplinas


  • DIREITOS HUMANOS
  • Ementa: 1. Conceito.
    2. Fundamentação histórica e filosófica.
    3. Historicidade dos Direitos.
    4 Limitação do Poder.
    5. Precedentes históricos dos direitos fundamentais.
    6. As gerações de direitos humanos.
    7. As liberdades Públicas.
    8. Direitos econômicos e sociais.
    9. Os direitos de solidariedade.
    10. A proteção dos direitos humanos.
    11. Os regimes excepcionais
    12. A proteção regional e global dos direitos humanos.
    12.1 Tratados e instrumentos internacionais de direitos humanos;
    12.2 Sistema Interamericano de direitos humanos;
    12.3. Sistema brasileiro de proteção dos direitos humanos.
    13. Proteção dos direitos das minorias.
    13.1 A questão indígena;
    13.2 A questão carcerária;
    13.3 O racismo;
    14. Proteção da mulher, criança, adolescente, portadores de necessidades especiais e do idoso
    Objetivo: Levar ao conhecimento do aluno a teoria atualizada sobre os direitos humanos, bem como a sua realização na prática cotidiana dos Estados e das Sociedades, com atenção especial ao Brasil e ao Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de análises de casos.
    Carga horária: 40

  • ECONOMIA POLÍTICA
  • Ementa: Conceitos básicos de economia, Principais pensadores econômicos, Teoria da Oferta e Demanda aplicada aos mercados de bens, de moeda, externo e público, Crescimento e Desenvolvimento econômicos.
    Objetivo: Aprender os conceitos básicos da ciência econômica, principalmente sobre variáveis usualmente tratadas nos meios de comunicação, para avaliação da conjuntura econômica nacional e mundial. Identificar a origem dos principais argumentos econômicos ao longo da História do Pensamento Econômico. Discutir temas da atualidade econômica nacional e local, utilizando os conceitos aprendidos.
    Carga horária: 40

  • ENVELHECIMENTO HUMANO
  • Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Carga horária: 100

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Ementa: O 'novo' Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias. As práticas docentes e seus sentidos, significados e formas de produção.
    Objetivo: Compreender como as abordagens históricas têm sido entendidas e aplicadas nos manuais didáticos, nos currículos das disciplinas e nos documentos oficiais como um todo. Refletir sobre o tratamento da história no ensino médio e propor mudanças que resultem em melhorias no ensino-aprendizagem. Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas. Identificar e avaliar as ações humanas em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais.
    Carga horária: 40

  • ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
  • Ementa: QUESTÕES ÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS-FILOSÓFICOS
    OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DA DIMENSÃO ÉTICO-MORAL DA VIDA SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA ÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL
    A CONSTRUÇÃO DO 'ETHOS' PROFISSIONAL: VALORES E IMPLICAÇÕES NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
    Objetivo: - Propiciar discussão, debate e conhecimento, sobre o ser social, a relação moral, a ética, as categorias éticas fundamentais, os fundamentos da ética profissional, sua trajetória histórica, o projeto profissional, seus princípios e valores; - Propiciar discussão e debate sobre a ética, compreendendo-a no âmbito da atividade profissional, política e social; - Estudar o Código de Ética do assistente social e a Lei de Regulamentação da Profissão na perspectiva das suas potencialidades e estratégias que permite e possibilita explicitar as várias dimensões do projeto ético-político profissional .
    Carga horária: 80

  • FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
  • Carga horária: 40

  • FUND. FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL I
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimento teórico alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético- política
    para a compreensão da filosofia no processo de pesquisa, planejamento e processo de trabalho do Serviço Social
    Objetivo: 1. Oportunizar momentos de reflexão filosófica para a compreensão da realidade social e cultural. 2. Oferecer subsídios teórico-filosóficos para a construção de um pensamento pós-crítico. 3. Proporcionar através dos conteúdos trabalhados a compreensão da articulação entre os modos de pensar e agir do ser humano nos seus diferentes contextos e do Serviço Social.
    Carga horária: 80

  • FUND.FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST. TEÓRICO METOD. DO SERVIÇO SOCIAL VI
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEORICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL V
  • Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS
  • Carga horária: 40

  • GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL I
  • Objetivo: - Introduzir ao estudo da administração e do planejamento social no âmbito das organizações privadas, do poder público e, particulamente, na área social; - Oferecer elementos para compreensão do processo de gestão social nas diferentes esferas de intervenção profissional , da administração e do planejamento social.
    Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL III
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos teórico-práticos alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético-política para a compreensão do processo de gestão nas diferentes esferas de intervenção profissional e de planejamento de projetos sociais participativos.

    Objetivo: - Oferecer elementos para a comprensão do processo de gestão nas diferentes esferas de intervenção profissional e do Planejamento; - Propiciar o desenvolvimento de habilidades quanto a utilização do instrumental técnico-operativo do Planejamento e da Administração na análise, elaboração, implantação e avaliação de planos, programas e projetos de intervenção profissional.
    Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40

  • HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40

  • INFÃNCIA, JUVENTUDE E PROTEÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
  • Ementa: O profissional de Serviço Social como ser social e o projeto ético-político da profissão; Os instrumentos mais utilizados na profissão e seu registro; Instrumentos específicos do Serviço Social; Diferentes espaços de operacionalização da instrumentalidade profissional.
    Objetivo: Objetivo Geral: *Fomentar a apreensão da dimensão política e resignificação dos principais instrumentos e técnicas utilizadas no exercício profissional do Assistente Social. * Objetivos Específicos: *Fomentar a apreensão dos fundamentos históricos-teóricos e metodológicos da dimensão interventiva da profissão expressos na instrumentalidade do cotidiano do Serviço Social *Propiciar conhecimento dos fundamentos teóricos dos instrumentos e técnicas do fazer profissional como ferramentas que compõem a dimensão interventiva da profissão, vinculando-as aos pressupostos teóricos-metodológicos que norteiam a ação profissional; *Estudar os procedimentos e estratégias da dimensão interventiva da profissão, enfatizando os mais comumente utilizados: entrevista, visita domiciliar, reunião, estudo e parecer social , e sua aplicabilidade em realidade institucionais concretas da realidade, distinguindo as ações privativas da profissão e aquelas compartilhadas com outros profissionais; *Evidenciar os valores e princípios do projeto ético-político da profissão e seus desdobramentos no cotidiano profissional.
    Carga horária: 80

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos relativos a produção de conhecimento e o Serviço Social e sobre as principais modalidades de técnicas de pesquisa social utilizadas no processo de trabalho do Serviço Social.
    Objetivo: - Dar continuidade do processo de capacitação do(a) acadêmico(a) na compreensão dos aspecto teórico - metodológicos da pesquisa social ; - Capacitar o(a) acadêmico(a) na coleta e sistematização de dados na pesquisa quantitativa e na pesquisa qualitativa; - Levar o(a) acadêmico(a) a refletir sobre a importância da pesquisa social como elemento do exercício profissional do assistente social.
    Carga horária: 80

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • PODER LOCAL E TERRITORIALIDADE
  • Ementa: Conceito de gestão do território e de territorialidade.Diferentes realidades territoriais construídas na vida cotidiana. O local como espaço do mundo vivido e de cidadania. Vínculos sociais e mobilização social .Categorias de análise do território. Políticas territoriais em questão e participação em processo de organização social.
    Objetivo: Geral: Possibilitar aos discentes a construção da concepção do território como espaço de identidade e existência da vida cotidiana e poder local como categoria de correlação de forças na contradição das relações de produção da vida. Específicos: *apreensão da concepção de território, territorialidade e temporalidade dos espaços geográficos; * apreensão da concepção de multideterminações da concepção de poder local e sua manifestação na vida cotidiana; *compreensão das categorias territorialidade e poder local na concepção de políticas sociais públicas e privadas e sua interface no exercício do Serviço Social.
    Carga horária: 40

  • POLÍTICA SOCIAL I
  • Ementa: As teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. O desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social.O papel dos sujeitos políticos na formação das políticas sociais públicas e privadas. O papel das políticas sociais na constituição da esfera pública.
    Objetivo: Possibilitar aos estudantes a leitura crítica da constituição e implementação das das políticas sociais e a relação com a categoria
    Carga horária: 80

  • POLÍTICA SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • PREVIDÊNCIA SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • PSICOLOGIA
  • Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL I
  • Ementa: Matrizes Epistemológicas da Psicologia; formas psicológicas e sociológicas da Psicologia Social; Indivíduo, Cultura e Sociedade; abordagens psicossociais: Psicologia Social Científica/Americana/Experimental /Positivista; Ética utilitarista: a história da Psicologia Social a partir da influência positivista; A Nova Psicologia Social, Psicologia Sócio-Histórica;; Construcionismo Social; A História da Psicologia Social ;Formação do Psicólogo Social; Ética do psicólogo social Panorama da Psicologia Social na Atualidade.
    Objetivo: - Apresentar e problematizar a Psicologia Social como campo de saber e de atuação da Psicologia e sua interface interdisciplinar; - Examinar os pressupostos de diferentes abordagens no campo da Psicologia Social; - Analisar os diferentes objetos que se configuram nessa área de conhecimento a partir do cenário mundial e local; - Promover problematizações do cotidiano contemporâneo a partir das ferramentas teóricas e conceituais da Psicologia Social.
    Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL II
  • Carga horária: 40

  • QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL
  • Ementa: Conceitos de questão social nos marcos sociohistóricos do Serviço Social
    As expressões da questão social nos marcos da mundialização do capital e o contexto latinoamericano
    As expressões da questão social em Mato Grosso do Sul e os desafios profissionais
    Objetivo: Possibilitar aos estudantes a aproximação com os debates sobre a questão social, buscando a aproximação com a realidade local e os desafios profissionais.
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO I
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO II
  • Ementa: Considerações sobre o Projeto Ético Político Profissional como direção social para o trabalho do assistente social. O trabalho do Assistente Social quando inserido em processos de trabalho no Poder Judiciário. O trabalho do assistente social quando inserido em processos de trabalho nas organizações não-governamentais.

    Objetivo: Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento e reflexões sobre o debate atual relativo ao Serviço Social e processos de trabalho; Contribuir para o conhecimento do trabalho do assistente social, quando inserido em diferentes processos de trabalho.
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO III
  • Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Ementa: A Política de Assistência Social - da benesse ao Direito Social; O Processo de Implantação do SUAS; As Proteções Afiançadas; A Padronização de Serviços; Vigilância Socioassistencial e Sistemas de Informação; Espaços de Controle Social.
    Objetivo: Possibilitar ao acadêmico a compreensão da política de assistência social na perspectiva da implantação do Sistema Único de Assistência Social, Norma Operacional Básica de 2005 e NOB/RH/2006. Acompanhar o debate e a construção das novas bases da gestão da assistência social no Brasil.
    Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA I
  • Ementa: Introdução à sociologia. Importância da Sociologia para o Serviço Social. O pensamento sociológico clássico. A sociologia do Conhecimento.
    Objetivo: Possibilitar ao acadêmico os conceitos sociológicos fundamentais, assim como os pensamentos clássicos a fim de contribuir substancialmente à fundamentação do conhecimento teórico para o futuro profissional de Serviço Social.
    Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Ementa: Monografia - Desencadear a experiência da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, através do domínio de todo o processo; elaboração de um tema para o Tabalho; procedimentos e uso dos recursos disponíveis; estrutura formal de relatórios; linguagem, redação e apresentação em público.
    Objetivo: 1. Oportunizar o conhecimento dos instrumentais necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC. 2. Orientar e avaliar as diversas etapas na construção do trabalho. 3. Transformar a obrigação do TCC, numa experiência que permita uma revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e um amadurecimento do processo de auto/aprendizagem.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM FAMILIAS
  • Ementa: A família contemporânea; Família e Proteção Social; Trabalho Social com Famílias.
    Objetivo: Discutir as temáticas que envolvem o conhecimento e análise da realidade social da família, visando subsidiar a atuação do assistente social no trabalho social com famílias.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM GRUPOS SÓCIO-EDUCATIVOS
  • Carga horária: 80



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Serviço Social


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