Em 27/06/2016

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» Disciplinas


  • DIREITOS HUMANOS
  • Ementa: Conceito de Direitos Humanos. Fundamentação histórica e filosófica dos Direitos Humanos. Historicidade dos Direitos Humanos. Limitação do Poder do Estado. Precedentes históricos dos direitos fundamentais. As gerações de Direitos Humanos. As liberdades Públicas. Direitos econômicos e sociais. Os direitos de solidariedade. A proteção dos Direitos Humanos. A proteção regional e global dos direitos humanos. Tratados e instrumentos internacionais de Direitos Humanos. Sistema brasileiro de proteção dos direitos humanos. Proteção dos direitos das minorias.
    Objetivo: Levar ao conhecimento do aluno a teoria atualizada sobre os direitos humanos, bem como a sua realização na prática cotidiana dos Estados e das Sociedades, com atenção especial ao Brasil e ao Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de análises de casos.
    Carga horária: 40

  • ECONOMIA POLÍTICA
  • Ementa: Conceitos básicos de economia, Principais pensadores econômicos, Teoria da Oferta e Demanda, Globalização, Economia Brasileira, Indicadores Econômicos.
    Objetivo: Aprender os conceitos básicos da ciência econômica, principalmente sobre variáveis usualmente tratadas nos meios de comunicação, para avaliação da conjuntura econômica nacional e mundial. Identificar a origem dos principais argumentos econômicos ao longo da História do Pensamento Econômico. Discutir temas da atualidade econômica nacional e local, utilizando os conceitos aprendidos.
    Carga horária: 40

  • ENVELHECIMENTO HUMANO
  • Carga horária: 40

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Carga horária: 100

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Ementa: A construção do conhecimento.Construção de aulas dinâmicas. Ètica do Professor. O Estágio Supervisionado e suas Fases.Relatório Final.
    Objetivo: Oportunizar ao acadêmico experiências concretas de ensino que contribuam para sua formação profissional. Compreender a importância do estágio supervisionado dentro da disciplina de Prática de Ensino, proporcionando praticar o ensinar em condições normais de sala de aula.
    Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 80

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Ementa: A disciplina promove a articulação dos conhecimentos teóricos do curso com a realidade vivida no cotidiano das escolas públicas brasileiras, em especial em Camo Grande.
    Fundamentação teórica e elaboração de projeto de ensino. Planejamento. Confecção de material didático. Regência. Relatório e Avaliação.
    Objetivo: Articular os conhecimentos teóricos com a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano da escola de ensino fundamental – 1ª à 4ª séries. Analisar as condições de funcionamento das escolas de ensino fundamental. . Compreender a função social da escola de ensino fundamental na realidade brasileira e regional. Atuar em seu futuro campo profissional.
    Carga horária: 40

  • ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
  • Ementa: QUESTÕES ÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS-FILOSÓFICOS
    OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DA DIMENSÃO ÉTICO-MORAL DA VIDA SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL
    A CONSTRUÇÃO DO 'ETHOS' PROFISSIONAL: VALORES E IMPLICAÇÕES NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
    Objetivo: - Propiciar discussão, debate e conhecimento, sobre o ser social, a relação moral, a ética, as categorias éticas fundamentais, os fundamentos da ética profissional, sua trajetória histórica, o projeto profissional, seus princípios e valores; - Propiciar discussão e debate sobre a ética, compreendendo-a no âmbito da atividade profissional, política e social; - Estudar o Código de Ética do assistente social e a Lei de Regulamentação da Profissão na perspectiva das suas potencialidades e estratégias que permite e possibilita explicitar as várias dimensões do projeto ético-político profissional .
    Carga horária: 80

  • FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
  • Carga horária: 40

  • FUND. FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL I
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimento teórico alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético- política
    para a compreensão da filosofia no processo de pesquisa, planejamento e processo de trabalho do Serviço Social
    Objetivo: 1. Oportunizar momentos de reflexão filosófica para a compreensão da realidade social e cultural. 2. Oferecer subsídios teórico-filosóficos para a construção de um pensamento pós-crítico. 3. Proporcionar através dos conteúdos trabalhados a compreensão da articulação entre os modos de pensar e agir do ser humano nos seus diferentes contextos e do Serviço Social.
    Carga horária: 80

  • FUND.FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST. TEÓRICO METOD. DO SERVIÇO SOCIAL VI
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEORICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL III
  • Ementa: I. A EVOLUÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL;
    II. SERVIÇO SOCIAL TRADICIONAL - PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLOGICAS.
    Objetivo: - Aprender o pensamento do Serviço Social no Brasil, identificando suas raízes históricas, teóricas e metogologicas a partir da análise da incorporação do conteúdo doutrinario europeu e da produção americana. - Possibilitar aos alunos elementos para uma compreensão crítica e historicamente situada da profissão de serviço social na sociedade brasileira, bem como de sua inserção enquanto cidadão e futuro profissional. - Estimular nos alunos o desenvolvimento de uma postura científica frente a análise do exercício profissional, no sentido de superar uma visão fragmentada e imediatista da sociedade e do serviço social. - Propiciar o conhecimento da abordagem do serviço social e as alternativas de educação e cultura popular no Brasil, enquanto respostas teórico-práticas do serviço social clássico nos marcos do desenvolvimento.
    Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • FUND.HIST.TEÓRICO METOD.DO SERVIÇO SOCIAL V
  • Ementa: I. MATTRIZES TEÓRICAS DO CONHECIMENTO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO;
    II. PLURALISMO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL;
    III. CATEGORIAS BÁSICAS PARA ANÁLISE DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL.
    Objetivo: Objetivos: - Identificar as principais correntes da producao teorico-metodologica do servico social, dentro das conjunturas historicas dos diferentes momentos, a partir do Movimento de Reconceituacao ate os dias atuais. - municiar o graduando com a apreensão das categorias de análise de conjuntura para o exercício profissional
    Carga horária: 80

  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS
  • Carga horária: 40

  • GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL I
  • Ementa: 1. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SERVIÇOS NAS DIVERSAS ÁREAS SOCIAIS(1ªPARTE)2.FUNÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA,EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL(1ªPARTE)3.AS TEORIAS ORGANIZACIONAIS E OS MODELOS GERENCIAIS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E NAS POLÍTICAS SOCIAIS(1ª PARTE)
    Objetivo: - Introduzir ao estudo da administração e do planejamento social no âmbito das organizações privadas, do poder público e, particulamente, na área social; - Oferecer elementos para compreensão do processo de gestão social nas diferentes esferas de intervenção profissional , da administração e do planejamento social.
    Carga horária: 40

  • GESTÃO SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL III
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos teórico-práticos alicerçados em fundamentação teórico-metodológica e ético-política para a compreensão do processo de gestão nas diferentes esferas de intervenção profissional e de planejamento de projetos sociais participativos.

    Objetivo: - Oferecer elementos para a comprensão do processo de gestão nas diferentes esferas de intervenção profissional e do Planejamento; - Propiciar o desenvolvimento de habilidades quanto a utilização do instrumental técnico-operativo do Planejamento e da Administração na análise, elaboração, implantação e avaliação de planos, programas e projetos de intervenção profissional.
    Carga horária: 80

  • GESTÃO SOCIAL IV
  • Carga horária: 80

  • HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40

  • HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40

  • INFÃNCIA, JUVENTUDE E PROTEÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 40

  • INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
  • Ementa: Desenvolvimento e treinamento de habilidades teórico-técnico-operativas para a intervenção profissional, nas dimensões formativa e informativa do processo de aprendizagem. Tomando a problematização teórico-metodológico-política do cotidiano, como categoria básica de trabalho, as oficinas são pensadas como momentos específicos de aprendizado, treino, exercício e desenvolvimento contínuo, atitude crítico-contextual de habilidades instrumentais e técnicas, que permitem ao profissional operar o Serviço Social.
    Objetivo: Objetivo Geral: *Fomentar a apreensão da dimensão política e resignificação dos principais instrumentos e técnicas utilizadas no exercício profissional do Assistente Social. * Objetivos Específicos: *Fomentar a apreensão dos fundamentos históricos-teóricos e metodológicos da dimensão interventiva da profissão expressos na instrumentalidade do cotidiano do Serviço Social *Propiciar conhecimento dos fundamentos teóricos dos instrumentos e técnicas do fazer profissional como ferramentas que compõem a dimensão interventiva da profissão, vinculando-as aos pressupostos teóricos-metodológicos que norteiam a ação profissional; *Estudar os procedimentos e estratégias da dimensão interventiva da profissão, enfatizando os mais comumente utilizados: entrevista, visita domiciliar, reunião, estudo e parecer social , e sua aplicabilidade em realidade institucionais concretas da realidade, distinguindo as ações privativas da profissão e aquelas compartilhadas com outros profissionais; *Evidenciar os valores e princípios do projeto ético-político da profissão e seus desdobramentos no cotidiano profissional.
    Carga horária: 80

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Ementa: Desencadear a experiência de produção científica, através da construção de uma monografia no campo jurídico, que permita ao acadêmico de direito, o domínio de todo o processo: escolha do tema e orientador; elaboração do projeto de pesquisa; método, procedimentos e uso dos recursos disponíveis
    para a pesquisa; estrutura formal da monografia; linguagem, redação, editoração e apresentação; defesa pública da monografia.
    Objetivo: Iniciar os acadêmicos do 9º semestre de direito, no processo de produção científica. Oportunizar o conhecimento dos instrumentais necessários para a elaboração do projeto de pesquisa e da monografia. Orientar e avaliar as diversas etapas na construção do trabalho monográfico. Transformar a obrigação do trabalho monográfico, numa experiência que permita uma revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e um amadurecimento do processo de auto/aprendizagem.
    Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
  • Ementa: A disciplina oferecerá conhecimentos relativos a produção de conhecimento e o Serviço Social e sobre as principais modalidades de técnicas de pesquisa social utilizadas no processo de trabalho do Serviço Social.
    Objetivo: - Dar continuidade do processo de capacitação do(a) acadêmico(a) na compreensão dos aspecto teórico - metodológicos da pesquisa social ; - Capacitar o(a) acadêmico(a) na coleta e sistematização de dados na pesquisa quantitativa e na pesquisa qualitativa; - Levar o(a) acadêmico(a) a refletir sobre a importância da pesquisa social como elemento do exercício profissional do assistente social.
    Carga horária: 80

  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL III
  • Carga horária: 80

  • PODER LOCAL E TERRITORIALIDADE
  • Ementa: Conceito de gestão de territorialidade. Poder Público: competências, experiências e novas condutas. Práticas recentes de planejamento e gestão do território no Brasil. O planejamento como instrumento técnico e político. Instrumentos de ordenação do território. Agentes co-gestores da organização do espaço. Categorias de análise do território. Técnicas aplicadas ao planejamento territorial. Políticas territoriais em questão
    Objetivo: Geral: Possibilitar aos discentes a construção da concepção do território como espaço de identidade e existência da vida cotidiana e poder local como categoria de correlação de forças na contradição das relações de produção da vida. Específicos: *apreensão da concepção de território, territorialidade e temporalidade dos espaços geográficos; * apreensão da concepção de multideterminações da concepção de poder local e sua manifestação na vida cotidiana; *compreensão das categorias territorialidade e poder local na concepção de políticas sociais públicas e privadas e sua interface no exercício do Serviço Social.
    Carga horária: 40

  • POLÍTICA SOCIAL I
  • Ementa: As teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. O desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social.O papel dos sujeitos políticos na formação das políticas sociais públicas e privadas. O papel das políticas sociais na constituição da esfera pública.
    Objetivo: Possibilitar aos estudantes a leitura crítica da constituição e implementação das das políticas sociais e a relação com a categoria
    Carga horária: 80

  • POLÍTICA SOCIAL II
  • Carga horária: 80

  • PREVIDÊNCIA SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • PSICOLOGIA
  • Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL I
  • Carga horária: 40

  • PSICOLOGIA SOCIAL II
  • Ementa: A Psicologia Social da atualidade e suas temáticas de relevância. Processos coletivos e produção de conhecimentos. A importância das interações sociais e as relações de poder. A relação entre individuo e sociedade, objetividade e subjetividade, privilegiando a diversidade e as diferenças.
    Objetivo: Situar a Psicologia Social da atualidade e discutir suas temáticas de relevância; Destacar a importância das interações sociais e as relações de poder; Problematizar a relação entre individuo e sociedade, objetividade e subjetividade, privilegiando a diversidade e as diferenças.
    Carga horária: 40

  • QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL
  • Ementa: Conceitos de questão social nos marcos sociohistóricos do Serviço Social
    As expressões da questão social nos marcos da mundialização do capital e o contexto latinoamericano
    As expressões da questão social em Mato Grosso do Sul e os desafios profissionais
    Objetivo: Possibilitar aos estudantes a aproximação com os debates sobre a questão social, buscando a aproximação com a realidade local e os desafios profissionais.
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIAL
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO I
  • Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO II
  • Ementa: Considerações sobre o Projeto Ético Político Profissional como direção social para o trabalho do assistente social. O trabalho do Assistente Social quando inserido em processos de trabalho no Poder Judiciário. O trabalho do assistente social quando inserido em processos de trabalho nas organizações não-governamentais.

    Objetivo: Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento e reflexões sobre o debate atual relativo ao Serviço Social e processos de trabalho; Contribuir para o conhecimento do trabalho do assistente social, quando inserido em diferentes processos de trabalho.
    Carga horária: 80

  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO III
  • Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Ementa: A Política de Assistência Social - da benesse ao Direito Social; O Processo de Implantação do SUAS; As proteções Afiançadas; A Padronização de Serviços; Vigilância Socioassistencial e Sistemas de Informação; Espaços de Controle Social.
    Objetivo: Possibilitar ao acadêmico a compreensão da política de assistência social na perspectiva da implantação do Sistema Único de Assistência Social, Norma Operacional Básica de 2005 e NOB/RH/2006. Acompanhar o debate e a construção das novas bases da gestão da assistência social no Brasil.
    Carga horária: 80

  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA I
  • Carga horária: 80

  • TEORIA SOCIOLÓGICA II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Ementa: Monografia - Desencadear a experiência da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, através do domínio de todo o processo; elaboração de um tema para o Tabalho; procedimentos e uso dos recursos disponíveis; estrutura formal de relatórios; linguagem, redação e apresentação em público.
    Objetivo: 1. Oportunizar o conhecimento dos instrumentais necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC. 2. Orientar e avaliar as diversas etapas na construção do trabalho. 3. Transformar a obrigação do TCC, numa experiência que permita uma revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e um amadurecimento do processo de auto/aprendizagem.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM FAMILIAS
  • Ementa: A família contemporânea; Família e Proteção Social; Trabalho Social com Famílias.
    Objetivo: Discutir as temáticas que envolvem o conhecimento e análise da realidade social da família, visando subsidiar a atuação do assistente social no trabalho social com famílias.
    Carga horária: 40

  • TRABALHO SOCIAL COM GRUPOS SÓCIO-EDUCATIVOS
  • Carga horária: 80



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Serviço Social


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