Nutrição

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Disciplinas

+ ADMINISTRAÇÃO DAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO II
  • Ementa: Gestáo de talentos na UPR, Cardápios e Marketing,Cardápios substituições, Gerenciamento de resíduos da UAN, Cozinha verde, Equipamentos Cook chil, Critérios para definir prazo de validade dos alimentos, Segurança do Trabalho Ergonomia e E.P.E.I.s da UAN, Layiut de restaurantes
  • Objetivo: Proporcionar ao aluno condições de desenvolver habilidades na área de administração de unidades de alimentação, bem como atuar profissionalmente com técnicas que proporcione bons resultados gerenciais. Capacitar o aluno a implantar e administrar ferramentas para a gestão de unidades de alimentação.
  • Carga horária: 40
+ ATIVIDADES INTEGRADAS I
  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES INTEGRADAS II
  • Carga horária: 80
+ AVALIAÇÃO NUTRICIONAL I
  • Ementa: Introdução à avaliação nutricional. Métodos diretos e indiretos de avaliação nutricional de populações .Composição corporal. aula teóricas e práticas.
  • Objetivo: Capacitar o aluno para aplicar e interpretar os métodos diretos e indiretos de avaliação nutricional de indivíduos e coletividades.
  • Carga horária: 40
+ AVALIAÇÃO NUTRICIONAL II
  • Carga horária: 40
+ BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA I
  • Carga horária: 80
+ BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA II
  • Carga horária: 80
+ BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA III
  • Carga horária: 80
+ BROMATOLOGIA
  • Carga horária: 80
+ CORPO HUMANO I
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO II
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO III
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO IV
  • Carga horária: 120
+ DIETOTERAPIA I
  • Ementa: É fundamentada nas Ciências dos Alimentos e da Nutrição Humana, abordando os princípios do cuidado nutricional das patologias agudas e crônicas do indivíduo, por meio das modificações químicas e físicas das dietas de acordo com as necessidades nutricionais dos indivíduos.
  • Objetivo: Desenvolver conceitos teóricos da terapêutica nutricional nas diversas patologias que acometem os indivíduos; • Relacionar os métodos de avaliação e educação nutricional, técnica dietética, composição dos alimentos, fisiologia da nutrição, bioquímica dos alimentos com a dietoterapia aplicada às patologias; • Elaborar planos dietoterápicos considerando a cultura e filosofia alimentar do indivíduo (prescrição dietética); • Estabelecer a Integralidade com a equipe multiprofissional de saúde.
  • Carga horária: 80
+ DIETOTERAPIA II
  • Carga horária: 80
+ ESTÁGIO SUPERV.EM NUTRIÇÃO CLÍNICA I
  • Ementa: PROPOR PLANO DIETETERÁPICO ATENDENDO A FISIOPATOLOGIA. APLICAR, ACOMPANHAR E AVALIAR CONDUTAS DIETOTERÁPICAS PRÓPRIAS AOS DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS MÉDICOS. ACOMPANHAR OS INDICADORES DE EVOLUÇÃO CLÍNICA E NUTRICIONAL. PARTICIPAR E COLABORAR NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. ESTABELECER OBJETIVOS PARA A ALTA HOSPITALAR DE ACORDO COM SUAS PATOLOGIAS ESPECÍFICAS Dar ao aluno capacidade de atuar como profissional de nutrição clínica
  • Objetivo: Capacitar o aluno a atuar na promoção e prevenção da saúde seja na sua recuperação ou manutenção, prescrevendo uma alimentação compatível às necessidades fisiopatológicas, condições psico-sócio-econômicas e hábitos alimentares individuais, respeitando-se a disponibilidade de alimentos do hospital e as normas e rotinas propostas pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Instituição receptora de estágio
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO SUPERV.EM NUTRIÇÃO SOCIAL I
  • Ementa: O estágio em Nutrição social associa os conhecimentos teóricos com a realização de práticas em Unidade Básica de Saúde, ambulatório de clínica geral, pediatria e nutrição esportiva (Clínica-escola) e Merenda escolar A disciplina aborda a importância da dietoterapia individualizada e coletiva, a evolução clínica dos pacientes atendidos em ambulatórios com fins de diagnosticar o estado nutricional e promover atenção dietética baseada nas patologias e fisiopatologias e interação medicamentosa. São discutidas e avaliadas as características técnicas, econômicas, administrativas do local do estágio e sua influência no atendimento na área de saúde pública. Assim como realizar atividades práticas conforme o PNAE. Realizar o atendimento ambulatorial de nutrição esportiva para atletas adolescentes e praticantes de atividade física.
  • Objetivo: Objetivos: - Capacitar o acadêmico a atuar na promoção, prevenção, recuperação e manutenção, da saúde. Baseando-se em condutas dietoterápicas conforme as condições socioeconômicas, hábitos individuais e para a prática de atividade física, utilizando da prática ambulatorial. - Promover ao acadêmico a vivência da prática do PNAE através da merenda escolar municipal e/ou estadual, de acordo com as suas realidades.
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO SUPERV.EM UNIDADES DE ALIMENTÇÃO E NUTRIÇÃO I
  • Ementa: Identificação do local de estágio; Recursos Humanos; Estrutura físico-funcional; cardápios; Administração de materiais; Custos, Boas práticas de Fabricação de Alimentos; Marketing,visitas técnicas ás UANS, com aplicação do benchmarking,Pesquisa técnica na área e elaboração de relatório com análise crítica do estágio realizado na UAN.
  • Objetivo: Contribuir na formação do acadêmico, na área de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição (AUAN), fornecendo campo de estágio onde tenha a oportunidade de relacionar a teoria com a prática da disciplina. Ser capaz de gerenciar e implementar as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição.
  • Carga horária: 120
+ FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ MARKETING DE ALIMENTOS
  • Carga horária: 40
+ MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
  • Ementa: Ementa: Compreensão e domínio dos principais conceitos de alimentação e nutrição no que diz respeito á dietética Conhecimento e utilização de guias alimentares Calculo de recomendação energética para as diversas fases da vida Conhecimento de macro e micronutriente
  • Objetivo: Proporcionar aos alunos compreensão e domínio dos principais conceitos de alimentação e nutrição no que diz respeito à dietética e sobre macro e micronutriente. Apresentar aos alunos as diferentes tabelas de composição de alimentos e desenvolver senso crítico acerca do uso de tais tabelas. Discutir, sob a ótica individual e coletiva, as propostas dos guias alimentares, principalmente o guia alimentar para a população brasileira.
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO E METABOLISMO
  • Ementa: REGULAÇÃO HORMONAL. METABOLISMO DE MACRO E MICRONUTRIENTES. INANIÇÃO. JEJUM. HIPERMETABOLISMO. INTERAÇÃO DROGA-NUTRIENTE.
  • Objetivo: Direcionar o conhecimento sobre Nutrição e as etapas envolvidas no processo da alimentação, suas interações e a biodisponibilidade durante o metabolismo. Correlacionar com as disciplinas básicas como anatomia, biologia celular e molecular, bioquímica e fisiologia, e complementa os conteúdos das disciplinas: Dietoterapia, Patalogia da Nutrição, Avaliação Nutricional e Nutrição Experimental.
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO ESPORTIVA
  • Ementa: Introdução à nutrição no esporte. Metabolismo Energético no Exercício Físico. Avaliação da Composição Corporal em Atletas. Importância dos macronutrientes e micronutrientes para os praticantes de atividade física e/ou atletas. Planejamento Dietético para os praticantes de Exercício Físico. Nutrição Pré, durante e pós exercício. Hidratação. Recursos Ergogênicos Nutricionais
  • Objetivo: Estimar o gasto energético dos praticantes de atividade física e/ou atletas Identificar a relação dos macronutrientes e dos micronutrientes com a prática esportiva e/ou atletas Relacionar os Alimentos Funcionais com a atividade física e/ou esportes Verificar a relação da hidratação com o balanço hidroeletrolítico, a temperatura corporal e o desempenho físico Reconhecer as estratégias alimentares para a competição (pré, durante e pós) e a recuperação Reconhecer a classificação e discutir a aplicação prática dos suplementos dietéticos no desempenho esportivo Identificar as condutas nutricionais nas modalidades esportivas e nos praticantes de musculação
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL
  • Carga horária: 80
+ NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
  • Ementa: Caracterização das seguintes fases: criança, pré escolar, escolar, adolescentes, adultos e idoso Recomendações nuticionais para crianças, adolescentes, a manutenção de saúde de adultos e do idoso
  • Objetivo: O objetivo desta disciplina é oferecer conhecimento teórico e aplicação prática para os acadêmicos sobre a nutrição na infancia, adolescencia, idade adulta e velhice ; tornando-os capazes de definir, dentro de padrões nutricionais corretos planos alimentares adequados para as diferentes fases trabalhadas. Desenvolver nos alunos a capacidade de propor soluções nutricionais adequadas para as diferentes etapas da vida estudadas.
  • Carga horária: 40
+ PLANEJAMENTO DIETÉTICO
  • Carga horária: 80
+ PRÁTICAS INTEGRALIZADORAS EM NUTRIÇÃO II
  • Ementa: A disciplina busca promover atividades de integração das disciplinas dos primeiros semestres, com a finalidade de aliar a teoria com a prática profissional, buscando proporcionar respostas às demandas existentes, seja na forma de apreensão dos determinantes dos problemas, seja na formulação de soluções, na qual transformarão o acadêmico no agente da elaboração de seu próprio conhecimento e de mudança da realidade em suas inúmeras expressões.
  • Objetivo: Proporcionar ao acadêmico o contato com a prática profissional por intermédio da integração das disciplinas do primeiro e segundo semestres.
  • Carga horária: 40
+ QUIMICA GERAL
  • Carga horária: 80
+ SAUDE MENTAL
  • Carga horária: 40
+ TÉCNICA DIETÉTICA
  • Ementa: Laboratório Dietético. Seleção e técnicas de preparo dos alimentos. Alterações físico-química dos alimentos . Fontes alimentares e suas caracterizações.
  • Objetivo: Capacitar o aluno a planejar e executar preparações alimentícias com bases científicas, adotando métodos exatos, seguros e econômicos, no sentido de preservar os princípios nutritivos,assegurar suas condições higiênico-sanitárias, facilitando sua digestibilidade e aceitação, assim como compreender a importância da técnica dietética para melhoria na qualidade dos serviços em uma UAN, na preservação dos nutrientes após o processo de cocção; Conhecer as porções e porcionamento adequado.
  • Carga horária: 80
+ TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
  • Carga horária: 80