Clínicas

Clínicas - Apresentação


Com mais de dez anos de funcionamento, a Clínica-Escola da Universidade Católica Dom Bosco oferece atendimentos gratuitos à população nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição. Favore ao acadêmico uma formação de qualidade, vivenciando os aprendizados do Curso.

 

Por ano, são mais de 20 mil usuários beneficiados pelo trabalho realizado pela Instituição contribuindo na melhoria do atendimento da saúde no Estado.



Saúde Auditiva


A Clínica UCDB/SUS, oferece atendimento gratuito e especializado às pessoas portadoras de deficiência auditiva de qualquer idade (desde recém-nascidos até idosos) através do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média e Alta complexidade.

 

Além de gratuito, o atendimento também é integral garantindo aos deficientes auditivos avaliação otorrinolaringológica, neurológica, pediátrica, audiológica, seleção, indicação e adaptação de Aparelho Auditivo (doação do Aparelho Auditivo) e Terapia Fonoaudiológica aos pacientes adaptados.

 

Atendimento na infância


Sabendo que a incidência da perda auditiva na população infantil tem aumentado significativamente, a UCDB em convênio com o SUS, oferece serviços especializados direcionados aos recém-nascidos. A identificação da perda auditiva precocemente diminui as dificuldades que podem ocorrer no desenvolvimento dos aspectos psicossociais, culturais, econômicos, lingüísticos, cognitivos e educacionais.

 

O atendimento engloba tanto as crianças com risco de perda auditiva e também os que não apresentam risco, mas que tenham falhado no teste da orelhinha, proporcionando-lhes atendimento multidisciplinar (aconselhamento psicossocial, otorrinolaringologista, neurologista e pediatra), adaptação gratuita de aparelhos auditivos e acompanhamento do desenvolvimento auditivo.

 

Exames


A UCDB também realiza exames auditivos chamados de PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) e Emissões Otoacústicas são exames complementares à Audiometria Convencional, pois não dependem da resposta do paciente e podem ser realizados em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos. O exame é indolor e geralmente o paciente dorme durante o tempo de execução desse processo.

 

Atendimento psicossocial


Juntamente com o atendimento clínico, a universidade também oferece atendimento psicossocial aos pacientes que é realizado pela assistente social e psicóloga. O atendimento acontece no primeiro momento com entrevista social e psicológica e atendimento individual ao deficiente auditivo quando necessário.

 

Também é realizado atendimento em grupo quando os pacientes retornam para receber o aparelho auditivo, orientando- os sobre como lidar com as dificuldades da perda auditiva, o convívio familiar e social, os benefícios que o aparelho proporciona e o período de adaptação.

 

Equipe multiprofissional


A Equipe da Saúde Auditiva é composta por seis Fonoaudiólogos, dois Otorrinolaringologistas, um Assistente Social, um Psicólogo, um Pediatra e um Neurologista.

 

Atendimento


O agendamento na Saúde Auditiva pode ser realizado pelo telefone (67) 3312-3697 ou diretamente na Clínica UCDB/SUS.



Fisioterapia


A Clínica UCDB/SUS também oferece atendimento gratuito aos pacientes (crianças e adultos) que apresentam distúrbios ortopédicos ou neurológicos, garantindo-lhes o tratamento e a reabilitação através da Fisioterapia.

 

Fisioterapia Traumato-Ortopédica:

A Fisioterapia Traumato-Ortopédica, atua na prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos, sejam eles crônicos ou agudos.

 

Trabalha na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, tendinites, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras.

 


Fisioterapia Neurofuncional:

Já a Fisioterapia Neurofuncional, atua no tratamento de alterações neuromotoras, tais como:

  • Paralisia Cerebral;
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Traumatismo Crânio Encefálico;
  • Lesão Medular;
  • Síndromes e Doenças Degenerativas;
  • Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor.

 

Atendimento


O agendamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde, através do encaminhamento médico, com data e horário marcados para realização de avaliação e posterior ao início do tratamento nesta clínica. O atendimento é gratuito e destinado a crianças e adultos.



Terapia Ocupacional


A Clínica da UCDB/SUS também possui um setor de Terapia Ocupacional, composto por dois profissionais. Os Terapeutas ocupacionais atendem a pacientes que apresentam dificuldades, limitações e necessidades especiais nas áreas física, mental, social e educacional, e tem como objetivo desenvolver, recuperar e/ou manter o bom funcionamento de suas atividades na vida diária, escolar, do trabalho e do lazer.

 

Áreas de Atuação


As áreas de atuação da Terapia Ocupacional na universidade são:

  • Reabilitação (Acidente Vascular Cerebral – AVC, Trauma Crânio Encefálico - TCE, Traumas Ortopédicos, entre outros);
  • Saúde da Criança (Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Hidrocefalia, entre outros);
  • Crianças com dificuldades na escola (Aprendizagem e/ou Comportamento);
  • Saúde mental (Depressão, Esquizofrenia, Retardo Mental, TAB, entre outros);
  • Saúde do Trabalhador (LER/DORT, e outros);
  • Saúde do Idoso (Parkinson, Alzheimer, e outros).

 

Atendimento


O agendamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde, através do encaminhamento médico, com data e horário marcados para realização de avaliação e posterior início do tratamento nesta clínica. O atendimento é gratuito e destinado a crianças e adultos.

 

Documentos necessários e obrigatórios para o atendimento


Os documentos necessários e obrigatórios para a realização dos atendimentos na Clínica UCDB/SUS são:

  • RG
  • CPF
  • Cartão do SUS
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento (em caso de paciente menor de idade)

 

Para mais informações: (67) 3312-3697
Horário de atendimento: 2ª a 5ª Feira das 7h às 17h
6ª Feira das 7h às 16h




Missão Salesiana de Mato Grosso - Universidade Católica Dom Bosco

“Todos os direitos reservados a UCDB 2012”

Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Campo Grande/MS
Cep:79117-900 - Telefones: 67 - 3312.3300 / 3312.3800